TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de adesão numa perspectiva analítico comportamental

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PORTFÓLIO.

Atualmente existem inúmeras doenças presentes no dia a dia, sejam elas crônicas, psicológicas ou infecciosas, e as pessoas que possuem as mesmas, muitas vezes não tem conhecimento ou tem conhecimento, porém não se interessam em tratar e se curar delas devido a inúmeros fatores. Existem diversas formas para se obter a cura dessas doenças e uma das formas mais eficaz e mais conhecidas é a adesão e conclusão do tratamento.

Adesão está relacionada com a competência do paciente de prosseguir com o tratamento da maneira em que os profissionais da saúde recomendaram, deixando bem claro que a execução correta dessas recomendações fará com que se obtenha êxito no processo de recuperação. Quando existe uma certa dificuldade ou uma desistência por parte do cliente/paciente em executar a recomendação dos profissionais da saúde pode ser chamado de não adesão. Existem algumas variáveis relacionadas com a adesão ou não adesão ao tratamento, são elas: Variáveis do tratamento, de comunicação e variáveis do paciente. (SANGUIN; VIZZOTTO, 2007).

Abaixo, segue um exemplo sobre a importância e de como os profissionais da saúde devem auxiliar e instruir os pacientes/clientes a adesão ao tratamento:

Caso Hipotético.

Um adulto de aproximadamente 45 anos, sedentário, tem dificuldades em se relacionar e mora sozinho em uma comunidade carente. É propicio a desenvolver doença cardiovascular, pois já existe histórico na família, tem uma péssima alimentação, visto que nunca obteve orientação sobre os riscos que se corre em não ter uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis.

Primeiramente o paciente foi submetido a uma conversa simples e com linguagem clara explanando os riscos de saúde que ele corria devido ao habito de vida que ele levava e a sua má alimentação. Quando do entendimento do paciente o mesmo foi submetido a alguns exames para ter certeza de que estivesse apto a pratica de exercícios físicos, sem prejudicar a sua saúde. E também a um nutricionista para que seja feito uma dieta visando a melhora de sua saúde bem como a melhora da sua autoestima. Os profissionais da saúde entram organizam e ajudam o paciente com a sua rotina, como uso de medicamentos, atividade física entre outros.

O paciente, foi convidado a participar de um grupo de adesão ao tratamento, que tem como base o diálogo e a interação entre os membros e tem como objetivo que os pacientes conversem entre si e assim se ajudem e motivem. Foi inserido também em um programa de atividade física de pessoas da comunidade em que acontecem encontros semanais, para caminhadas, corridas entre outros, juntamente com os profissionais da saúde. Fazendo com que o paciente faça novas amizades e também melhore significativamente sua saúde através de atividades físicas.

Para que o paciente não perca o interesse no tratamento, não é recomendado que o paciente mude drasticamente o seu dia a dia, e sim que esse processo seja feito aos poucos. Foi feito também um acompanhamento no seu dia a dia. Outro fator muito importante é o profissional da saúde sempre incentivar o seu paciente para que ele se sinta motivado a continuar a frequentar esse grupo, e sempre que possível perguntar como o paciente está se sentindo e mostrando a ele o progresso obtido através desse tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com