TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  29/10/2021  •  Monografia  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

 O presente projeto tem como finalidade apresentar propostas para uma melhorar qualidade de vida através da atividade física e sua importância para todas as idades, fugindo assim do sedentarismo que assola milhões de brasileiros. Segundo Ministério do esporte o sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, na pesquisa diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

Segundo a conclusão desse estudo vemos cada vez mais pessoas aderindo a esse estilo de vida seja ele de forma consciente ou inconscientemente, o que poderá acarretar em possíveis doenças crônicas degenerativas e outros tipos de patologias.

Ainda a mesma pesquisa afirma que a inatividade física é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos. Sendo assim percebemos que conforme a idade avança menos se pratica atividades físicas ou esporte.

Diante dessa situação o projeto tem como finalidade apresentar pontos ou proposta de melhorias para esses índices, fazendo uso de espaços públicos, academias ao ar livre, postos de saúde, equipes multidisciplinares, educadores físicos, nutricionistas, comunidade, universidades, escolas de enfermagem, subprefeituras, prefeitura e empresas que queiram integrar através de algum patrocínio.

A intenção do projeto e fazer com que estagiários e até mesmo docentes fiquem disponíveis para a população de forma gratuita, disponibilizando essas profissionais de forma planejadas em praças públicas e academias ao ar livre.

Segundo o governo de São Paulo a cidade já possui mais de 1,1 mil academias ao ar livre espalhadas em todas as regiões do Estado atendendo cerca de 300 municípios.

Sendo assim percebemos que, muitos desses espaços apenas são dados e não a pessoas qualificadas para acompanhar e planejamento de treinos, ou seja o público alvo tem o equipamento, porém não a pessoas qualificadas para tirar dúvidas ou até mesmo planejar treinos e acompanhar essas pessoas.

A ideia principal do projeto é levar esses profissionais para próximo desse público e vice-versa, dando mais opções para o mesmo, dando a oportunidade de sair do sedentarismo, de forma pratica, saudável é o mais importante de graça. Próximo a sua casa com pessoas capacitadas e que buscam oferecer seu conhecimento justamente para tentar reverter esse quadro.

O ponto importante e a forma de como esse projeto será subsidiado, um dos pontos abordados pelo projeto e como atrair esses profissionais? Sendo assim através de convenio com as faculdades da região disponibilizar alunos estagiários para cumprimento de horas complementares ou até mesmo estágio (caso haja profissional credenciado atuando junto), voluntariado também e uma das parcerias buscadas justamente por haver profissionais nessas regiões e muitos se verem ociosos ou as vezes com falta de oportunidade no mercado trabalho, onde atuaram em sua própria comunidade e com isso transmitir seu conhecimento para o público. Isso trará com visibilidade e pode futuramente acrescentar o currículo do mesmo.

Outros tipos de parcerias também serão pleiteados, justamente para a o fornecimento de equipamentos, que de fato não serão necessariamente obrigatórios, mas, poderão agregar ao trabalho que será feito, podendo ser oferecido uma melhor variação para treinos, prescrições de atividades.

Sendo assim o projeto tem como objetivo através de parcerias com entidades privadas e públicas realizar estes trabalhos como público em geral, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas e visando sempre o bem-estar social.

Metodologia

O projeto teve como principal alvo primeira a busca com parceria em universidades na região e a possibilidade de influenciar seus alunos de educação física, a estagiar nas academias ao ar livre, com intuito de fornecer durante a participação aos alunos, horas em estágio e horas complementares, as subprefeituras sobre os espaços que poderão ser utilizados  de forma única e a propagação da divulgação em postos de saúde, e que o mesmo encaminhe os pacientes através de sugestão, sendo o público alvo pessoas com pessoas com alto índice de sedentarismo.

Foram voluntários durante o projeto 5 alunos de educação física, 2 alunas de enfermagem que ficarão responsáveis pela aferição da pressão dos participantes. Os alunos foram disponibilizados conforme o público que estava disponível geralmente no período da manhã onde as pessoas costumam praticar atividades físicas e durante a noite onde o público e maior devido muitos estarem trabalhando durante o período matutino.

Os equipamentos utilizados foram os da própria prefeitura, e uma pista de corrida.

Os treinos foram realizados seguindo o artigo da World Health Organization, que recomenda que o indivíduo de 5 a 17 devem acumular pelo menos 60 minutos de moderada a vigorosa, atividade física diária.

A fim de melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, ossos, reduzir o risco de DNT e depressão deve-se realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica por semana. Pode ser também uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.

Para benefícios adicionais de saúde, os adultos devem aumentar a sua atividade de intensidade moderada aeróbica para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.

Em adultos de 18 a 64 anos a fim de melhorar funções cardiorrespiratórias e musculares, ossos, reduzir o risco de DNT e depressão deve-se realizar no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana ou pelo menos 75 minutos de intensidade vigorosa de atividade física aeróbica por semana. Pode ser também uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.

Para benefícios adicionais de saúde, os adultos devem aumentar a sua atividade de intensidade moderada aeróbica para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com