TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Final do Estágio Supervisionado do curso de Educação Física-Bacharelado

Por:   •  4/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ORIENTAÇÕES GERAIS

Caro estudante,

  

Para enviar o Relatório Final do Estágio Supervisionado do curso de Educação Física-Bacharelado, você deverá ler com atenção as orientações a seguir:

- Você deverá ter concluído a carga horária da prática in loco do estágio obrigatório (Observação/aplicação) e no tópico “Anexos” você deverá inserir as fotos de seu estágio.

- Assista à aula conceitual disponível no seu Studeo sobre essa atividade.

- Baixe o modelo da atividade no Material da disciplina e leia todas as orientações de como realizar a atividade. O uso do modelo é obrigatório, pois, o modelo será a folha de resposta para entregar a atividade.

- A ATIVIDADE É INDIVIDUAL. EM CASO DE CÓPIAS, ATIVIDADES SIMILARES ENTRE ESTUDANTES E PLÁGIO A ATIVIDADE SERÁ ZERADA.

- Você deverá enviar o modelo em 1 (um) único arquivo, no formato do WORD (.doc ou .docx). A análise e correção serão feitas apenas neste formato, portanto, não entregue outro formato de arquivo.

ANTES DE FINALIZAR SUA ATIVIDADE, CERTIFIQUE-SE DE QUE É O ARQUIVO CORRETO! POIS, NÃO HÁ COMO REECAMINHÁ-LO. 

O Unicesumar não se responsabiliza por arquivos de atividades não finalizadas, sendo, portanto, não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.


[pic 3]

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 THIAGO MARCONDES BORGO

R.A.: 22087503-5                            

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – RECREAÇÃO/LAZER e EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

GUARAPUAVA/PR

2022


1 INTRODUÇÃO

O presente relatório de atividades da disciplina de Estágio Supervisionado II – Recreação e Lazer e Educação Física Adaptada, tem o intuito de relatar sobre a importância da realização dos estágios supervisionados para os acadêmicos dos cursos de bacharelado. Nesta disciplina, o objetivo principal é propiciar um contato com o público alvo, através de atividades de observação e regência, levando os acadêmicos à prática pedagógica e ao contato efetivo com seu futuro campo de trabalho, bem como possibilitar a troca de experiências com os professores regentes dos campos de estágio, no que tange ao planejamento de aula e efetivação do processo de ensino e aprendizagem.

Para tanto, o relatório que segue resulta das aulas observadas e regências realizadas na Escola Rural Anne Sullivan Vila Karin – APAE Rural, localizado na Cidade de Guarapuava – PR, para os alunos com diversas deficiências, cujo objetivo foi o de observar à prática docente nas variadas séries de ensino, colocando-me frente às situações vividas por eles, compreendendo a forma como estão sendo desenvolvidas as atividades e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas.

2 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

2.1 PERCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO LOCAL

        

        A Escola Rural Anne Sullivan Vila Karin – APAE Rural, dispõe de um espaço amplo e adequado para as atividades que são propostas para os alunos, muitas das práticas são realizadas em um gramado de aproximadamente 80m², visto que o ginásio poliesportivo encontra-se passando por reforma, nesse gramado entre duas árvores, existe uma rede de vôlei, e como o terreno é plano, facilita a prática de várias modalidades. Também possui uma sala de jogos que contém uma mesa de sinuca, tênis de mesa, pebolim, mini cama elástica (jump), que é utilizada em dias chuvosos, assim como espaço para jogos de tabuleiro, sendo que nessa mesma sala são guardados os materiais como bolas de futebol, vôlei, basquete, bambolês, entre outros vários materiais disponíveis para a utilização em aulas. Há aproximadamente 100 metros desses locais, a escola possui uma pista de golf adaptado, ou seja, Golf-7, uma pista pequena, porém, muito bem utilizada pelos profissionais para a prática do esporte, o qual inclusive é adorado pelos alunos. Ainda em relação a estrutura esportiva da escola, a mesma possui uma academia ao ar livre, onde é possível trabalhar movimentações mais específicas, visando uma melhora muscular e na coordenação motora deles e, por fim, existem uma trilha para caminhadas com aproximadamente 500 metros de distância, onde é possível ter contato com a natureza durante a prática do exercício.

        Apesar de toda essa estrutura, percebe-se que o local suportaria outras estruturas para a prática de atividades físicas adaptadas e esportes específicos para os portadores das diversas deficiências que a escola atende, porém, como se trata de uma escola mantida por doações, faz-se o que se pode com o que se tem.

2.2 OBSERVAÇÃO/PARTICIPAÇÃO

Com relação às aulas de recreação e lazer, foi possível observar que a maioria dos alunos participavam das atividades propostas, o longo tempo de experiência e a boa relação do professor com eles, fazia com que os praticantes tivessem confiança para tornar as atividades mais fáceis, pois oque para nós é simples de se desempenhar, para eles se torna bastante difícil e cansativo pelas suas condições. Essa relação entre professor e aluno é um dos pontos mais importantes para quem trabalha com esse tipo de publico alvo, pode-se notar que alunos mais novos eram mais arredios à prática das atividades, pois ainda não possuíam a mesma confiança no professor que os alunos mais antigos. Os jogos e brincadeiras ofertados pelo professor, eram adequados aos limites funcionais e mentais das turmas, sendo possível perceber que o professor conhecia cada um de seus alunos, pois em vários momentos da observação pontuou situações futuras que ocorreriam com determinados alunos, o que de fato ocorria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (537.9 Kb)   docx (414.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com