TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNISEB INTERATIVO COC

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

        

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Naiane da Silva

SOLONÓPOLE

2011


NAIANE DA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado  – III, apresentado ao Centro Universitário – Uniseb Interativo COC, no Curso de Serviço Social, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

.

Solonópole

2011

RESUMO

O presente relatório menciona as atividades realizadas durante o estágio supervisionado III no Centro de Referência da Assistência Social, local de execução dos serviços da proteção social básica. Sendo desenvolvido na área das Políticas Públicas. É supervisionado pela assistente social, Andréa Adriana Holanda de Queiroz – CRESS 4029. Portanto, conhecer e participar das atividades desempenhadas por um assistente social é de grande importância para vida profissional futura, proporcionando conhecimento dos diversos programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais. Ao descrever as atividades realizadas durante esse período, o relatório apresenta uma visão geral dos procedimentos e instrumentos de trabalho inerentes ao Assistente Social. A prática do estágio favorece o conhecimento das áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social do município. Com resultados positivos, o estágio supervisionado III contribuiu para enfrentarmos de modo mais próximo a realidade de um profissional do Serviço Social.

Palavras – chave: Centro de Referência de Assistência Social; Políticas Públicas; Assistência Social

INTRODUÇÃO

        O presente relatório terá como principal função demonstrar as etapas percorridas no decorrer deste processo de Estágio Supervisionado III. O referido estágio teve a carga horária de 160 horas, realizado no Centro de Referência de Assistência Social, localizado Rua Maria Francelina Pinheiro Landim, Bairro Domingos Sávio, Município de Solonópole – CE, CEP 63620-000. A supervisão foi realizada pela assistente social, Andrea Adriana Holanda de Queiroz – CRESS 4029.

        O Centro de Referência de Assistência Social é a unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica (objetiva prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades,aquisições e o fortalecimento de vínculos)  de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Essa instituição se define como a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

        Todas as etapas de estágio foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social de Solonópole. Cada fase complementa a construção do perfil do profissional do acadêmico.

O estágio é um importante instrumento para os futuros profissionais da Assistência Social, pois é através dele que colocamos na prática os nossos conhecimentos e aprimoramos nossas técnicas para a futura profissão, contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula da faculdade.

A atividade predominante do estágio III foi desenvolvimento de diversos atendimentos supervisionados. Essa prática forneceu ao acadêmico características profissionais relacionados com o Serviço Social: postura crítica, conhecimento de leis, elaboração de relatório social ( parecer social), entre outras.

No decorrer de todo o processo de estágio supervisionado, constituído pelas 3 etapas, foi utilizado diversas instrumentais que são inerentes a profissão, bem como contribuiu para ampliar os conhecimentos frente aos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.

        O Estágio Supervisionado III teve o objetivo de fortalecer a relação teoria e

prática baseado no desenvolvimento de competências profissionais referentes a Assistência Social.

        Este relatório é apresentado na seguinte estrutura: Introdução, em que se encontra a estrutura organizacional desse relatório; desenvolvimento divide – se em características da empresa e atividades realizadas; considerações finais e anexos.

DESENVOLVIMENTO

No inicio do estágio, ocorria no Centro de Referência de Assistência Social de Solonópole a Colônia de Férias destinada à crianças e adolescentes entre 07 a 15 anos de idade. Realizada entre 31 de janeiro a 04 de fevereiro, esse evento forneceu aos participantes uma série de atividades recreativas, prática de esportes, gincana, jogos, entre outras ações. Durante essa semana, foi desempenhado a atividade de acompanhamento dos participantes da Colônia de Férias.

O estágio supervisionado III proporcionou ao acadêmico, responsável por esse relatório, realizar e acompanhar um atendimento de solicitação de BPC – Benefício de Prestação Continuada. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a fome (2011):

O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com