TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ritmo e Movimento Estudo Dirigido

Por:   •  7/10/2023  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA[pic 1]

VANESSA DE FATIMA SANTOS

Ritmo e Movimento

Estudo Dirigido

2023/02

VANESSA DE FATIMA SANTOS

Ritmo e Movimento

Estudo Dirigido

[pic 2]

2023/02

A dança desempenha um papel significativo no contexto escolar por razões de desenvolvimento motor, saúde cardiovascular, expressão criativa e socialização.  Além da dança promover o desenvolvimento físico, ela melhora a flexibilidade, força, resistência e coordenação motora dos estudantes. A prática regular da dança ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, estimulando a circulação sanguínea e aumentando a capacidade pulmonar, além de permitir que os alunos expressem sua criatividade e emoções de maneira não verbal, estimulando a comunicação e a auto expressão.

O sucesso na dança pode aumentar a autoestima e a confiança dos estudantes, pois eles conquistam habilidades e se apresentam diante de outros. Ela também é uma forma de explorar e aprender sobre diferentes culturas e tradições, enriquecendo a educação cultural dos alunos. A dança é uma prática muito divertida, o que pode incentivar os alunos a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável.

A presença da dança nas escolas pode ser justificada por uma série de razões importantes, como:

  • Desenvolvimento Físico: A dança é uma atividade física que melhora a saúde geral, aumenta a resistência, promove a coordenação motora e desenvolve a flexibilidade, contribuindo para o bem-estar físico dos alunos
  • Conexão Cultural: A dança é uma parte importante da cultura de muitos grupos étnicos e sociedades ao redor do mundo, permitindo que os alunos aprendam sobre diferentes culturas e suas tradições.
  • Apoio ao Desenvolvimento Holístico: A dança aborda o desenvolvimento físico, emocional, social e cultural dos alunos, contribuindo para uma educação holística.
  • Diversidade de Habilidades: A dança oferece uma variedade de estilos e níveis de dificuldade, tornando-a acessível a alunos com diferentes habilidades e interesses.
  • Promoção da Atividade Física: Incluir a dança no currículo escolar promove um estilo de vida ativo, combatendo o sedentarismo e incentivando a prática de exercícios físicos.

Para que essas ações pedagógicas se consolidem no âmbito escolar, é necessário considerar vários elementos importantes pois requer um compromisso contínuo com esses elementos, visando proporcionar uma educação em dança significativa e acessível a todos os alunos. É  de extrema importância que tenha professores capacitados, infraestrutura, currículo integrado, promoção da cultura da dança, acesso universal para todas as crianças entre outros.

Portanto, a inclusão da dança no currículo de educação física contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, abordando não apenas a dimensão física, mas também a emocional, social e cultural. A inclusão é justificada pela sua capacidade de enriquecer a educação dos alunos, oferecendo uma ampla gama de benefícios físicos, emocionais e sociais.

Plano de Aula

Tema da aula: Introdução a Dança Moderna

Objetivos:

  • 1. Familiarizar os alunos com os conceitos básicos da dança moderna.
  • 2. Desenvolver a consciência corporal e a expressão artísticas dos alunos.
  • 3. Promover a criatividade através da dança.

Duração: 45 minutos

Recursos Necessários:

  • Espaço amplo para a prática da dança
  • Música adequada para a atividade
  • Roupas confortáveis para os alunos

Etapas da aula:

  1. Aquecimento: Comece com exercícios de aquecimento, como alongamentos leves e movimentos articulares para preparar o corpo dos alunos para a dança.
  2. Introdução a Dança Moderna: Explique brevemente o que é a dança moderna, sua história e principais características. Mostre exemplos de coreografias ou vídeos curtos de dançarinos modernos e famosos.
  3. Exercícios de Movimento: Realize exercícios simples de movimento que enfatizem a liberdade de expressão e a improvisação. Incentive os alunos a explorar diferentes maneiras de se mover.
  4. Coreografia Simples: Ensine uma coreografia básica de dança moderna que os alunos possam aprender durante a aula. Quebre os movimentos em partes menores para facilitar a aprendizagem.
  5. Prática da Coreografia: Os alunos praticam a coreografia em grupos ou individual enquanto a música é tocada.
  6. Discussão e Reflexão: Encerre a aula com uma breve discussão sobre a experiência dos alunos. Pergunte sobre o como se sentiram ao dançar e o que aprenderam sobre a dança moderna.
  7. Avaliação: Forneça feedback construtivo aos alunos sobre a participação na aula e seu desempenho na coreografia.

Lembre-se de adaptar este plano de aula de acordo com a idade e nível de habilidade dos alunos, e sempre promova um ambiente inclusivo e encorajador para a expressão criativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com