TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO FUNCIONAL

Por:   •  3/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 14

TREINAMENTO FUNCIONAL

Autor:

Prof. Orientador: Carla Melo Moraes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Educação Física para Licenciado em Educação Física (EFL) (EFL0827/7) – Trabalho de Graduação

07/12/2020

RESUMO

Muito se discute atualmente sobre o impacto que o treinamento funcional promove para a vida de seus praticantes, essa nova metodologia de treino surgiu para que seja dado ênfase aos benefícios que se almeja alcançar, dessa forma esse estudo baseia-se na compreensão e discussão sobre as características e os benefícios que o treinamento funcional proporciona. Para que possa ser feita essa compreensão, esse artigo busca fazer um levantamento das principais ideias de vários autores que também estudaram sobre o treinamento funcional e puderam desenvolver artigos e alguns sites retratando sobre esse novo modelo de treino funcional. Esse tipo de treinamento foi escolhido baseado na compreensão e observação do quanto ele vem sendo praticado, dessa forma, teve um crescente atualmente no número de pessoas que passaram a treinar de forma funcional. O objetivo central da realização desse trabalho, é buscar fazer um levantamento sobre as pessoas que podem está realizando esse tipo de treinamento funcional, os seus benefícios e as principais informações disponibilizadas até atualmente, sobre essa nova metodologia de treino. Este trabalho baseia-se em uma análise de revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Treinamento Funcional; Benefícios; Revisão bibliográfica.

1 INTRODUÇÃO

Pode-se notar atualmente que houve um novo surgimento de uma metodologia de treinamento baseada na funcionalidade, que, tem como característica principal está buscando, incluir uma seleção de atividades, exercícios e movimentos considerados funcionais. Um dos objetivos centrais dessa nova metodologia é está buscando realizar as atividades de exercícios visando a funcionalidade do mesmo, dessa forma, é necessário dar mais ênfase a realização de movimentos integrados e multiplanares. Esses movimentos que são realizados são baseados em movimentação de aceleração, buscam também a estabilização e de certa forma incrementam também alguns movimentos ou elementos desestabilizadores e trabalham também o processo de desaceleração, com o objetivo de aprimorar a habilidade de movimento, força da região do tronco (CORE) e eficiência neuromuscular.

De acordo com Boyle (2015) um treinamento que é realizado tendo em vista um proposito a ser alcançado, pode está se caracterizando como um treinamento funcional, já que função é essencialmente o propósito. Teixeira e Guedes Júnior (2010) relata em um de seus artigos que, o treinamento funcional, por ser um reino que objetiva o alcance de alguma meta traçada, ele acaba baseando-se no entendimento de um treino com um conceito especifico, já que o mesmo trabalha com as movimentações que são realizadas no cotidiano de cada indivíduo, percebe-se que o treinamento funcional envolve movimentos específicos para o desenvolvimento das atividades da vida diária do indivíduo. Sendo assim, esta metodologia de treino possibilita a todos os públicos o bom condicionamento das capacidades físicas, tornando-se possível, assim, atingir a excelência no desempenho.

É explícito o grande avanço desse estilo de treino nos últimos anos, que o fez alcançar notoriedade em nível mundial e vem conquistando muito espaço na rotina de indivíduos de diferentes faixas etárias e classes sociais. Porém, grande parte das pessoas possui uma visão distorcida do que realmente se trata o treinamento funcional, associando-o simplesmente a um treino com materiais diversos como bolas, rolos, elásticos.

Esse projeto tem característica à abordagem qualitativa, de método descritivo, que será desenvolvido, como requisito para obtenção parcial de conclusão de curso, da qual para melhor fundamentação, optou por fazer uma análise bibliográfica acerca da caracterização do treinamento funcional.

A realização desse artigo demonstrara as características especificas e os benefícios que é proporcionado pelo treinamento funcional. O mesmo destacara a forma como esse exercício é realizado e o porquê dele está ganhando tanto destaque atualmente.

2 TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional pode ser considerado com uma “novidade” que vem surgindo a pouco tempo entre os treinamentos que podem ser realizados, com mais intensidade a cada dia que passa. De acordo com Thompson (2012) a definição desse termo está baseada em realizar um exercício, um treinamento de força visando a melhora equilíbrio, coordenação, força, potência e resistência, ele é frequentemente mais utilizado em programas clínicos que fazem menção as atividades que são realizadas diariamente.  

Esse treinamento na visão de muitos se apresenta como uma novidade a ser desenvolvida, entretanto nas idealizações de Gianoni (2011), ele retrata que a funcionalidade não é um processo novo dentre a humanidade, tendo em vista que desde a antiguidade o ser humano tem buscado realizar as suas atividades de forma funcional, para que o mesmo possa obter os melhores resultados dessa realização.

Para compreender melhor sobre a origem desse termo treinamento funcional é necessário entender de onde o mesmo surgiu.

O termo treinamento funcional originou-se com profissionais da fisioterapia e reabilitação que trabalhavam com a finalidade de devolver a funcionalidade de suas atividades habituais a seus pacientes lesionados. Nos últimos anos os profissionais da área de educação física têm inserido esse tipo de treino para agregar benefícios ao praticante, e o definem como um treino cuja finalidade é refinar a capacidade funcional do corpo, sendo para isso necessário o treinamento da região central do corpo, definida como “core”. (Novaes, Gil e Rodrigues (2014) apud Antunes (2020, pág. 02)).

Staley (2005) define o treinamento funcional como exercícios realizados em vários aparatos elaborados para criar um ambiente desafiador para envolver o sistema neuromuscular. Esse ambiente desafiador trabalhará no individuo partes do corpo como um todo, ou seja, esse treino trabalhara uma área que está fora da zona de conforto do indivíduo praticante, ao realizar esse treino desafiador a funcionalidade dele está implicada em alcançar os resultados esperados e ir além disso, esse treino proporcionara um desenvolvimento gradativo no corpo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (287.7 Kb)   docx (182 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com