TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO PEDAGÓGICO DAS REDES SOCIAIS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.395 Palavras (30 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE CURSO

O USO PEDAGÓGICO DAS REDES SOCIAIS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ITUPIRANGA – PARÁ

Acadêmico: Uillian Martins dos Santos

Orientadora: Prof. Esp. Hila Zoé Neves de Brito

Turma: EDF 71

MARABÁ/PA

2017/1

O USO PEDAGÓGICO DAS REDES SOCIAIS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ITUPIRANGA – PARÁ

Uilian Martins dos Santos[1] 

willian-martins-santos@hotmail.com

Profª. Esp. Hila Zoé Neves de Brito[2]

hilazoe@hotmail.com

RESUMO

A Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda se baseia em uma concepção tradicional relacionada ao ensino tecnicista de alguns conteúdos, inclusive de modalidades esportivas. Com as novas propostas pedagógicas na Educação Física escolar, o ensino deve estar atrelado à uma concepção de cultura corporal, no qual os conteúdos não devem ser abordados somente de maneira procedimental. Uma alternativa interessante é agregar a isso, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar se há ou não a utilização pedagógica das redes sociais, pelos professores de Educação Física, em relação ao ensino dos conteúdos, na perspectiva da cultura corporal, nas aulas ministradas pelo profissional da área, nas escolas estaduais de Itupiranga-Pará. Os resultados expressos culminaram em duas categorias de análise, sendo elas: dificuldades encontradas para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e, a segunda, foram as concepções dos professores em relação à utilização das redes sociais como ferramenta pedagógica. Na primeira categoria, pôde-se observar que há dificuldades na utilização das TIC e há pouca estrutura das escolas, devido à falta de alguns recursos e pela razão dos professores não terem tido acesso a esse tipo de conhecimento durante sua formação inicial e continuada. Verificou-se, também, que a utilização de redes sociais está presente no cotidiano destes professores, mas não como procedimento pedagógico. 

Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação; Redes Sociais, Educação Física. 

1 INTRODUÇÃO

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as mídias eletrônicas deveriam integrar-se ao ensino promovendo a democratização da cibercultura[3] junto à internet, que possibilita a navegação no ciberespaço, que já é uma realidade no cotidiano de muitos cidadãos e, que a escola pode e deve utilizar como forma de compartilhar conhecimentos e de incluir socialmente; na medida em que existem muitos alunos que dispõem de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks com acesso à internet, através das operadoras de telefonia ou pelo wi-fi da própria escola.  

        Compreende-se que as redes sociais são os principais elementos constituintes da modernidade. Elas alteram a forma das pessoas viverem e de se relacionar, mas também promove o desenvolvimento científico e tecnológico.

Com a chegada das TIC, se tem vivenciado novas mudanças sobre as formas de ensinar, aprender e se relacionar. Entretanto, as redes sociais que fazem essa sociedade do conhecimento, tem seus reflexos no ambiente escolar, e isso tem causado discussão entre gestores, docentes, discente e pais. Alguns tem a concepção de que as redes sociais são vilãs e outros, enxergam como possibilidades de trabalhá-las como ferramentas pedagógicas de ensino, em ambientes propícios para a construção do conhecimento de forma colaborativa.

         Nesta perspectiva, este estudo teve como objetivo principal analisar se há ou não o uso pedagógico das redes sociais pelos professores de Educação Física escolar, em relação ao ensino dos conteúdos, na perspectiva da cultura corporal.

        Para tanto, esta pesquisa apresenta como questão norteadora saber qual a utilização pedagógica das redes sociais nas aulas de Educação Física escolar, suas possibilidades de uso e limitações existentes?

        Alguns estudiosos ajudam a compreender a relevância da pesquisa, entre eles, Lorenzo (2014), Virgília Souza e Amorim Souza (2013), Almeida e Gonzaga (2014), por defenderem que as escolas podem fazer uso desses aplicativos, sendo possível abordar temas relevantes nas relações educacionais e sociais, desenvolvendo o pensamento integral, ao possibilitar o aprimoramento da linguagem, a proposição de situações-problema, o desenvolvimento da cooperação, o entendimento dos conteúdos e estabelecimento de estratégias, de acordo com a criatividade e objetivos dos alunos e professores.

        Já os autores como Fusco, Luvizotto e Serra (2013), Knebel e Hildebrand (2013), Claro; Menconi; Loreto, (2013), por afirmarem que as redes sociais podem provocar a dispersão e a falta de atenção dos alunos, pois eles se prendem no ambiente virtual, não prestando atenção no que foi proposto pelo professor e buscam assuntos de seu interesse, que muitas vezes não contribuem com o aprendizado.

        A metodologia adotada neste estudo foi de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, em consonância com a pesquisa de campo, por julgar ser a mais adequada para a finalidade do estudo. Optou-se como instrumento para a coleta de dados, um questionário misto.

Por questões de respeito e ética serão mantidos em privacidade os nomes dos participantes, assim como da instituição de ensino. A pesquisa foi realizada com 10 (dez) professores de Educação Física.

        O estudo possui quatro tópicos centrais, além da introdução e das considerações finais. No tópico “Educação Física Escolar e as Novas Tecnologias”, se apresenta a relação existente entre a Educação Física e as tecnologias, trazendo um pequeno histórico das redes sociais e sua disseminação no campo socioeducacional. No terceiro ponto, são abordados os “Impactos da utilização das redes sociais no ambiente escolar”, apontando suas possibilidades e limitações, com foco nos recursos pedagógicos oferecidos para seu uso e como o docente trabalha com essa ferramenta. No tópico “Materiais e Métodos”, se relata os procedimentos e instrumentos adotados para a coleta dos dados, bem como os sujeitos envolvidos. O próximo tópico traz os “Resultados e Discussão”, com os gráficos das respostas obtidas, através do questionário e as análises das concepções dos professores sobre o tema em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (352.3 Kb)   docx (192.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com