TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O XADREZ NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Por:   •  10/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.838 Palavras (16 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 16

O XADREZ NA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Alexandre Ferreira

Júnior

Gabriel

Tatiane

Rubian

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (0069) – Prática do Módulo I

dd/mm/aa

RESUMO

O xadrez é um jogo que teve sua origem na Ásia, esse jogo por sua vez é de grande importância para muitas pessoas. O xadrez, apresenta uma série de benefícios para a capacitação de jovens, crianças e adultos entre as quais estão, estimulação da memória e raciocínio lógico, socialização, autoconfiança e diversas outros benefícios que ajudam não só no jogo, mas também nos ambientes cotidianos dos cidadãos envolvidos. O xadrez nas escolas, foi implantado com o objetivo de criar um incentivo lúdico e ao mesmo tempo aprender, o xadrez, possui diversas regras que precisam ser seguidas, isso auxilia no desenvolvimento das crianças a perceber que é preciso respeitar regras e ao mesmo tempo poder se divertir com seus pensamentos e sua concentração voltadas para o jogo. Na região da Grande Florianópolis, o xadrez está presente em várias escolas e existem também clubes de xadrez, a educação com o xadrez, visa ao aluno ter mais paciência, socialização e raciocínio. Com o passar do tempo, vão se notando as diferenças em salas de aulas com xadrez e sem xadrez, principalmente em matérias como matemática. Na nossa região, o xadrez faz com que muitas crianças de diferentes classes sociais possam compartilhar a sabedoria e a interação através de um jogo de tabuleiro no qual estimula muito a concentração.

Palavras-chave: Xadrez. Socialização. Inclusão.

1 INTRODUÇÃO

Buscamos desenvolver com o nosso trabalho, principalmente, os benefícios do xadrez como forma de inclusão social, hoje em dia, existe muita discriminação social e racial, com o xadrez, buscamos extinguir isso, procuramos aproximar a realidade de cada jovem hoje em dia, principalmente na nossa região da Grande Florianópolis. Mas, qual realidade será essa?

A realidade de cada jovem ou crianças está muitas vezes voltada para a questão da discriminação, seja ela social ou racial, como mencionado acima, o xadrez entra nessa “briga” para ajudar na socialização entre ambos os casos, quando uma criança ou um adulto está diante o adversário em frente a um tabuleiro de xadrez ele precisa de concentração, lógica e acima de tudo, esquecer qualquer tipo de “desavença”, ele precisa de concentração e muitas vezes essa concentração é o que conta no final do jogo.

Pessoas que se sentem excluídas de algum jogo de futebol, voleibol ou outros, encontra no xadrez a forma de expressar suas habilidades de uma forma igual á qualquer um, por isso o xadrez é tão importante, a relação de ter sempre um melhor, não existe, no xadrez todos são iguais.

Vamos procurar trazer a importância do xadrez para a sociedade de hoje.

2 DESENVOLVIMENTO

O xadrez é um jogo, que atualmente, vem sendo muito praticado no país e no mundo e com certeza é uma forma de inclusão social, mas por que o xadrez tem esse prestigio?

O jogo, por sua vez, apresenta uma série de benefícios aos praticantes, desde a praticidade em jogar e aprender regras até como forma de socialização de pessoas. Nas escolas, o xadrez tem como objetivo principal, aproximar as crianças. “[...]o xadrez é um jogo de raciocínio, ele foi definido como esporte intelectual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com