TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Influência da atividade física e esportes sobre o crescimento e a maturação

Por:   •  13/6/2018  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo faz uma analise dos estudos científicos realizados com objetivo de responder a pergunta; “Quais as influencias da atividade física (esportiva ou não esportiva) no crescimento e maturação de crianças e adolescentes?”.

O autor diz resumidamente que o crescimento biológico e regulado por hormônios que estimulam a sintetize de tecidos ósseos, musculares e cartilaginosos que faz com que a crianças/adolescentes cresçam em tamanho e medidas. E que já foi demonstrado que a atividade física de baixa ou moderada intensidade, praticada em intervalos que não leve a exaustão da criança/adolescente são benéficas a este processo de crescimento.

Ele lembra que esta fase da vida e sensível pelo fato das crianças/adolescentes responde muito rapidamente a qualquer estimulo e que diante deste fato um esporte de alto impacto ou atividades de alta intensidade pode levar a crescimentos desproporcionais ou a deficiência neste crescimento, além de pode causar lesões que interrompa o crescimento ou leve a barreiras fisiológicas futuras.

Em sua analise o artigo demonstra que existe uma idade em que crianças/adolescentes são sensíveis a pratica de atividade física como estimulo ao seu crescimento, e que passando desta fase a atividade física não exerce mais influencia em seu crescimento biológico, pois a janela de crescimento se fecha. Porém e fácil fazer uma analogia de crianças/adolescentes sedentários com futuros adultos sedentários, o que demonstra que mesmo após esta fase onde a atividade física contribui para o crescimento da criança/adolescentes ela e importante para que o adulto se torne ou se mantenha saudável.

O artigo também analisa que existe uma relação de gênero com o envolvimento nos esportes, levando a crer que meninas geralmente tende a ser mais sedentárias pelo fato de amadurecerem mais cedo e passarem da fase sensível ao estimulo do esporte para o crescimento biológico. Porém ele não avalia os aspectos sociais ou culturais que também contribuem para este fato, deixando assim esta analise pobre.

Concluindo, a atividade física tem importância e relevância para o estimulo do crescimento de crianças/adolescentes e deve ser estimulado nos mesmos. Mas e de extrema importância que esta atividade física seja acompanhada por uma equipe multiprofissional para que seja dosada de maneira adequada, ou poderá comprometer o crescimento da crianças/adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com