TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Psicologia do Esporte

Por:   •  10/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Psicologia do Esporte

1. O que é psicologia do esporte e do exercício e quais são seus dois objetivos gerais?

R=Psicologia do esporte: E uma area da ciência do esporte em uma pluridicipliaridades que atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar de atletas caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se complementam.

Psicologia do exercício:fazer com que, quem ira desevolver a atividade esportiva possa alcaçar o movimento(motor) de uma maneira correta e precisa, respeitado a subjetividade do atleta como fatores extra-competitivos ,de uma maneira educacioal pedagogica,clinica,psico-fisiologica e outros campos do saber.

 2. Descreva as principais realizações dos seis períodos na história da psicologia do esporte e do exercício. Que contribuições deram Coleman Griffith e Franklin Henry à psicologia do esporte e do exercício?

R=

1º Período:(1921-1938):Estudo feito com os ciclistas Tema:" tempo de reação/movimento dos músculos.

2º Período:(1921-1938):Desevolvimeto do primeiro de esporte laboratorios  coleman Griftt;iniciaram levantamento.

3º Período: Criação da disciplina Psicologia Ciência dos Esportes,já visavam preparação para o futuro e Fraklin Henry (desenvolveu uma pesquisa de aquisição de habilidades esportivas).

4º Período: Estabeleceu da Psicologia do Esporte como disciplia academica,depois Educação fisica nos anos 60.

5º Período:Ciências da prática Multidisciplinar da Psicologia do Esporte.

6º Período:Psicologia Contêmporânea do esporte,uma aréa da ciêcia especializada,o estimulo em ambiente e  universitarios,aspectos psicologicos irá afetar nos atletas e os Tecnicos.

  3. Descreva três papéis dos especialistas em psicologia do esporte e do exercício

R:

o Especialista em psicodiagnóstico - faz uso de instrumentos para avaliar potencial e deficiências em atletas.

o Conselheiro - profissional que atua apoiando e intervindo junto a atletas e comissão técnica no sentido de lidar com questões coletivas ou individuais do grupo.

O Esporte de rendimento que busca a otimização da performance numa estrutura formal e institucionalizada. Nessa estrutura o psicólogo atua analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo. 

 4. Diferencie psicologia clínica do esporte da psicologia educacional do esporte. Por que essa diferenciação é importante?  

R :

Psicologia clinica do Esporte:Trata transtornos psicologicos

Psicologia educacioal do esporte:objetivo Treinamento e orientação

Faz com que o profissional atui especificamente

5. Defina ciência e explique quatro de seus principais objetivos.

R: A ciência provoca hipotese, experimentos,pesquisas e estudos na areá isso ajudar tanto apartir dos   métodos psicologicos/filosóficos da psicologia que agrega a ter uma visão do  contexto da pratica esportiva e de quem está a ela contribuindo  no manejo  interventivo do Psicologo na sua prática.

 6. O que é uma teoria e por que as teorias são importantes na psicologia do esporte e do exercício?  

R: A teoria possibilita um caminho embasado por fundamentação cientifica-filosofica; E Para prática do profissioal  ajuda a sustentar a explicação, afirmação e facilita na comprienção para o interlucutor.

7. Identifique as vantagens e as limitações do conhecimento obtido cientificamente e do obtido da prática profissional. Como cada um se desenvolve?

R:

vantagens:O Profissional com planejameto estrutural ciêntifíco,capacitado capaz de promover e perceber as necessidade da instituição ou  atleta e membros ativos.por outro lado ainda estigmatizado por não ser um atleta e sem renome nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com