TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLIMPO AO PÓS-OLIMPISMO: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O ESPORTE ATUAL

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  8.954 Palavras (36 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 36

130

CDD. 20.ed. 306.483

DO OLIMPO AO PÓS-OLIMPISMO: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO SOBRE O ESPORTE ATUAL

Katia RUBIO*

RESUMO

O esporte tem refletido a forma como a sociedade vem se organizando, espelhando as diferenças entre Estados, povos e classes sociais, além de se tornar um dos principais elementos da indústria cultural contemporânea. Constituído como um dos principais fenômenos sociais contemporâneos, o esporte tem se estabelecido como um campo privilegiado de estudo e intervenção, não só nos aspectos específicos de sua prática - tática e técnica - mas também do ponto de vista educativo e socio-cultural. Uma das justificativas para o esporte usufruir da condição de um dos principais fenômenos culturais da atualidade reside no fato dele congregar valores de sua gênese como o elemento integrador mente-corpo e a função pedagógica praticada na “paidéia”, na Grécia Helênica, como por outro lado a sua porção competitiva se integra perfeitamente à condição pós-moderna, justificada pela relação de dependência estabelecida com os meios de comunicação de massa e o conseqüente ajustamento de sua prática em função das exigências e necessidades desses meios. A transformação do papel social do atleta e da organização da instituição esportiva como um todo vem possivelmente satisfazer ao conjunto de novos valores esportivos, aos quais denominamos pós-Olimpismo, onde o amadorismo é abolido do conjunto de ideais e o “fair-play” é adequado à necessidade de convivência com patrocinadores, espaço comercial e novas regulamentações.

UNITERMOS: Olimpismo; Esporte contemporâneo; Pós-modernismo; Indústria cultural.

INTRODUÇÃO

O esporte é na atualidade um dos

um elemento intrínseco à condição humana, seja na principais fenômenos sociais e uma das maiores

formação de sua constituição física seja na instituições do planeta. Ele tem refletido a forma

atividade competitiva. Apesar da abrangência como a sociedade vem se organizando, espelhando

histórica do fenômeno esportivo, dois momentos as diferenças entre Estados, povos e classes sociais,

distintos estarão sendo focados nesse texto: a além de se tornar um dos principais elementos da

Grécia Helênica, onde os Jogos Olímpicos foram indústria cultural contemporânea, matéria prima

originalmente organizados e os séculos XIX e XX, dos meios de comunicação de massa e uma das

com a reedição dos Jogos Olímpicos da Era poucas formas, reconhecidamente, honestas de

Moderna e o inevitável desejo de reviver o rápida ascensão social.

esplendor e a glória vividos na Antigüidade. Originário no período pré-histórico

Portanto, a descrição de fatos quando o ser humano era ainda apenas caçador,

ocorridos nos primórdios não deve ser tomada organizado na Grécia como um dos eventos mais

como historicismo, visto que deliberadamente importantes da Antigüidade e reinventado no

optou-se pela origem, pela organização século XIX como um novo elemento pedagógico, o

institucional antiga e moderna indicando uma esporte acompanha a história da humanidade como

periodização, onde se pode contemplar os diversos

* Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 16(2): 130-43, jul./dez. 2002

131 Do Olimpo ao Pós-Olimpismo

componentes culturais do momento histórico abordado. Por esse motivo, ao falarmos sobre o esporte na Grécia Helênica situamo-lo como um item da educação grega e quando analisado no momento atual ele é tido como produto da indústria cultural, um espetáculo, diferentemente da atividade e da educação físicas, relacionado com a educação, com a saúde e com a qualidade de vida.

A preocupação em periodizar, conforme Ribeiro (1999), partiu da percepção de que os eventos não se sucedem em uma ordem que é inata a eles, mas que ocorrem intrincados desde o seu nascimento, ainda que sua articulação ocorra de maneira indeterminada.

O autor aponta que a indeterminação existe no sentido de justificar quais agrupamentos sairão vencedores no embate de projetos, uma das características da dinâmica da história humana. Parte-se, então, do pressuposto de que a

história não é uma sucessão de fatos, mas produto da articulação dos agentes envolvidos, ganhando a forma de construção humana a partir de projetos que vão se politizando ao longo de sua realização (p.94).

A periodização é um instrumento que permite organizar a história dos fatos para situá-los em suas rupturas e descontinuidades. Nesse estudo o objeto de análise é a presença do mito do herói no esporte e as diferentes manifestações e interpretações desse fenômeno na Grécia Helênica e na atualidade. A periodização proposta auxilia a identificar o significado do mito do herói, suas premissas na Grécia Helênica e sua permanência na atualidade.

A GRÉCIA E O ESPORTE

Ao tratar do antigo esporte grego pisamos terreno sagrado da cultura. É conhecida a extensão da influência da cultura grega, principalmente para o Ocidente, que forneceu os fundamentos de nossa civilização. Parte da formação do cidadão residia no processo de purificação do espírito, vigente na idéia de que não era possível a perfeição sem a beleza do corpo. Para tanto, o caminho da educação integral, ou “paidéia” como a chamavam os gregos, não era possível sem a Educação Física. Também o ideal da beleza humana para o Ocidente nasceu dessa prática. Aos gregos devemos a máxima: Não há educação sem esporte, não há beleza sem esporte;

Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 16(2): 130-43, jul./dez. 2002

apenas o homem educado fisicamente é verdadeiramente educado e, portanto, belo. E como ensinou Sócrates (Platão, s.d.), o belo é idêntico ao bom.

Vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.7 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com