TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPORTE: ELEMENTO DE LAZER PARA O TORCEDOR OU POLÍTICA DE MANIPULAÇÃO DE MASSAS

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

RODRIGO VIANA PEREIRA

ESPORTE: ELEMENTO DE LAZER PARA O TORCEDOR OU POLÍTICA DE MANIPULAÇÃO DE MASSAS

RIBEIRÃO PRETO

2014


RODRIGO VIANA PEREIRA

ESPORTE: ELEMENTO DE LAZER PARA O TORCEDOR OU POLÍTICA DE MANIPULAÇÃO DE MASSAS

Trabalho para avaliação da disciplina Métodos de Pesquisa,  6º semestre letivo do curso de Educação Física da Universidade Paulista – UNIP. ORIENTADOR: Profa. Dra. Eliana Leão do Prado Battaglion

RIBEIRÃO PRETO

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 REVISÃO DE LITERATURA....................................................................................5

3 OBJETIVOS.............................................................................................................7

3.1 Geral......................................................................................................................7

3.2 Específico...............................................................................................................7

4 METODOLOGIA.......................................................................................................8

5 CRONOGRAMA........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


1 INTRODUÇÃO

     O presente trabalho propõe uma análise da literatura sobre o tema “Esporte: elemento de lazer para o torcedor ou política de manipulação de massas”. O público em geral está qualificado para definir-se politicamente e, ao ser estimulado a fazê-lo, escolhe a democracia, acabou como consequência formando uma cultura política suficiente para estabilizar o regime democrático. Sendo assim ocorrendo uma mudança qualitativa na estruturação e na divulgação do esporte no mundo contemporâneo, em razão a uma progressiva mercantilização da cultura (que avança desde o século passado, e se intensifica nos dias atuais); e uma visível transformação das estruturas sociais e econômicas, influenciando diretamente na estruturação e divulgação do esporte, o tornando mais profissional do ponto de vista dos atletas envolvidos, e uma forma de mercado de negócios para o torcedor, e ainda agregando interesses políticos.

2 REVISÃO DE LITERATURA

     Para se entender o sentido da transformação democrática no país. É preciso demonstrar que a sociedade de massa está associada a um lazer de massa, isso só foi possível porque houve uma paulatina redução da jornada de trabalho e um correspondente aumento do tempo livre das camadas trabalhadoras da população. À sociedade de massa corresponde, portanto, não apenas uma cultura de massa, mas um consumo simbólico fundado em vetores “psicológicos”. A mídia representou um papel definitivo tanto na propaganda populista, permitindo estender o alcance do discurso político a uma parcela maior da população, como na difusão do esporte, através da transmissão de jogos e noticiários especializados. O uso do futebol pela política não é difícil de ser deduzido: para um regime político que necessita apelar constantemente às massas, um esporte capaz de reuni-las. (SCHLATTER,2009)

     O futebol é um elemento marcante na trajetória política brasileira, tendo sido em diversos momentos usado como ferramenta por estadistas, que aproveitaram seu apelo popular como meio de manipulação e condução das massas. Não se pode, no entanto, reduzir o significado do esporte apenas a isso: em certos momentos foi o próprio futebol, através daqueles com ele envolvidos e que dele dependiam, que se aproveitou da máquina política; bem como, em outros, ele se configurou como um simples reflexo de uma situação mais complexa e abrangente. É relevante também que a articulação em torno de criação de torneios que determinadas épocas, usavam de métodos políticos implícitos na sociedade. (MOISES,1992)

     “Pode-se notar uma relação estreita entre o desenvolvimento do futebol no país e a articulação da unidade e integração territorial nacional” (SCHLATTER, 2009, p.102).

     O desenvolvimento tecnológico alavancado pela acumulação de capital favoreceu as bases objetivas para a constituição de uma sociedade de consumo de massa, de outro, o crescimento estável dos mercados e a afluência dessas sociedades só foi possível porque se desenvolveram mecanismos públicos de regulação econômica e porque se garantiram mecanismos institucionalizados de redistribuição de renda e de participação política democrática. (MOISES,1992)

         [...]Mas a crítica provavelmente mais criativa do seu determinismo, ao menos do ponto de vista do conceito de cultura política, veio de outro clássico do marxismo, cuja contribuição mais original ao pensamento político praticamente virou de pernas para o ar os fundamentos do determinismo materialista. Ao introduzir o conceito de hegemonia[...] (PRONI,2008, p.174).

    A citação indica que sugeriam a formação de um bloco histórico, isto é, de um modelo político e cultural abrangente pelo qual as elites dirigentes exercem o poder na sociedade, comece propriamente no terreno das ideologias, ou seja, na esfera em que os homens  tomam consciência da realidade em que vivem. (PRONI,2008)

     Portanto, as mudanças em relação à estrutura administrativa e financeira dos Clubes e como consequência da sociedade, segundo a citação acima,  e ao formato jurídico-institucional do futebol brasileiro, nos últimos vinte anos, passaram a ser entendidas a partir de quatro eixos inter-relacionados de explicação: a) as tendências mais gerais do esporte-espetáculo; b) os modelos organizacionais predominantes no futebol internacional; c) a dinâmica social, econômica e política da nação; e d) as disputas conjunturais pelo controle político da modalidade, em âmbito nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com