TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DA MUSCULAÇÃO NA VIDA DOS IDOSOS DE 60 A 70 ANOS

Por:   •  4/10/2020  •  Artigo  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

PEDRO HENRIQUE DA SILVA REIS (8032303)

Educação Física

EFEITOS DA MUSCULAÇÃO NA VIDA DOS IDOSOS DE 60 A 70 ANOS

Tutor: Prof. Camila Tavares

Claretiano - Centro Universitário

BELO HORIZONTE

2019

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A população de idosos tem crescido bastante e tem tendência a crescer mais ainda nos próximos anos (BUCIOLI, 2016).

Segundo o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Atividade Física e Saúde no Idoso, o envelhecimento é definido como um processo contínuo em que há um progressivo declínio dos processos biológicos em sua totalidade Conforme a idade vai chegando os sinais vão aparecendo, como alterações de peso, na estatura, na postura corporal e até no ritmo (caminhada) (BUCIOLI, 2016).

Segundo Matsudo (1992 apud BUCIOLI, 2016) o envelhecimento humano traz diversas mudanças , como surgimento de doenças crônicas, e degenerativas, adquiridas por maus hábitos ao longo da vida. Porém se o idoso faz a prática de exercício físico com frequência, altera esse processo de envelhecimento, aumenta sua qualidade e expectativa de vida, conseguindo mais independência pessoal, melhoria das funções orgânicas, servindo como prevenção e tratamento de doenças respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrites e dores crônicas.

Mas para Nóbrega (1999 apud BUCIOLI, 2016, P.54) esse processo pode ser retardado mantendo-se um estilo de vida ativo e saudável, que postergará as alterações morfofuncionais que são advindas da idade.

Até certo tempo atrás a relação entre exercícios físicos e idosos era de afastamento, mas de um tempo para cá isso tem mudado, e contribuindo para uma maior longevidade dos idosos (TELLES, 2008).

Neste relatório vamos focar na musculação, que trás como seu principal beneficio o ganho de força, e com o ganho de força os idosos conseguem melhorar sua qualidade de vida, conseguindo realizar suas atividades do dia-a-dia, evitando dores (ALVES, 2018),

Segundo Telles (2008) as atividades físicas para a terceira idade não tem como objetivo altas performances, mas sim manutenção e alcance de saúde. Eles não estão a procura de serem competidores, e sim, em melhorar e manter qualidade de vida. É de extrema importância saber o que o aluno procura, porque ele está ali, e principalmente como trabalhar com ele sem que traga prejuízos a sua saúde.

Leite (1990) reforça em seu livro os benefícios que a atividades física traz para o corpo humano, além das doenças já citadas, também no campo estético, em alto estima, que é importante também para as pessoas, se sentir bem consigo mesmo.

A auto-estima tem tendência a ser reduzida conforme a idade vai chegando, pode estar relacionado as alterações física, sociais e emocionais (BENEDETI, 2003).

Praticar exercícios físicos é uma ação eficaz para manutenção da auto-estima positiva de idosos sendo inclusive indicado como uma das possibilidades de tratamento para depressão em idosos (BENEDETI, 2003). E a musculação trabalha neste campo também, segundo Alves (2018) além do ganho de força, a musculação é uma prática que aumenta a massa muscular e reduz o tecido adiposo.

JUSTIFICATIVA

A população de idosos no Brasil representa uma grande fatia da sociedade e vem crescendo com o passar dos anos, nos anos 2000 representavam 14,4% da população e a estimativa é que em 2025 esse número atinja 32% (BUCIOLI, 2016).

Este artigo mostra a importância e os benefícios da prática da musculação para a terceira idade, mas para que os benefícios sejam alcançados, o educador físico deve estar preparado para prescrever as (BUCIOLI, 2016).

OBJETIVOS

Almeja-se, com o presente estudo descrever os efeitos positivos da musculação em idosos com idade entre 60 a 70 anos.

METODOLOGIA

O artigo será realizado usando revisão bibliográfica, buscando em livros, artigos, revistas e jornais, por informações cientificas que agreguem valor a pesquisa.

Descritores: idosos, musculação, terceira idade, saúde, qualidade de vida, auto estima, exercício resistido.

REFERÊNCIAS

BUCIOLI, Sérvio Antônio. Atividade física na terceira idade: guia de estudo. Batatais, SP: Claretiano – Centro Universitário, 2016. 157p.

 

FREITAS, C. M. S. M. et al. ASPECTOS MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM A ADESÃO E MANUTENÇÃO DE IDOSOS A PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. Rev. Bras.Cineantropom. Desempenho Hum. 2007;9(1):92-100. Disponível em: . Acesso em: 15 de Março 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com