TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÓPICOS EM NUTRIÇÃO APLICADOS AO ESPORTE E SAÚDE

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

TÓPICOS EM NUTRIÇÃO APLICADOS AO ESPORTE E SAÚDE

Estudo Dirigido

1. Qual(is) o(s) objetivo(s) geral(is) da Nutrição na Atividade Física?

Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, e também garante uma correta reposição dos estoques de energia. A alimentação saudável aliada ao exercício físico regular permite a perda de peso de forma saudável e mais efetiva. Promove o equilíbrio de parâmetros bioquímicos, habitualmente alterados no individuo com excesso de peso ou obeso, como  colesterol, glicemia, triglicérides, ácido úrico, hipertensão arterial, entre outros. além de promover a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. 

2. Explique Homeostase. Relacione Nutrientes.

Homeostase é o equilíbrio das funções metabólicas do organismo. Quanto se tem uma alimentação adequada e rica em nutrientes é possível se ter um funcionamento otimizado do organismo. Ou seja quanto maior o número de nutrientes variados ingeridos, maiores são as chances de se chegar a homeostase.

3.         a) Diferencie Macronutrientes e Micronutrientes;

A diferença entre Macronutrientes e Micronutrientes está na quantidade que o organismo necessita de um determinado nutriente. Os macronutrientes são nutrientes necessários em maiores quantidades para o bom funcionamento do organismo, estes fornecem energia para preservar as funções fisiológicas em repouso e na atividade físicas. Já os nutrientes que são necessários em quantidades inferiores são chamados de micronutrientes,  estes não fornecem energia e têm funções reguladoras do metabolismo.

        b) Cite os Macronutrientes;

São carboidratos, proteínas e lipídeos.

        c) Relacione cada macronutrientes e seu fornecimento de energia;

Carboidratos: São utilizados diretamente para obtenção de energia, podem ser armazenados para utilização posterior (Glicogênio), e ainda podem ser transformados e armazenados em forma de lipídeos.

Proteínas: são formadas a partir de aminoácidos. Como fornecedoras de energia desempenham um papel muito pequeno. São usadas como fonte de energia em casos de jejum prolongado, glicemia baixa e estresse.

 Lipídeos: A gordura é degradada em ácido graxo e glicerol e armazenada na forma de triglicérides. Fornece energia nos períodos longos sem alimentação e em esforços prolongados, ou seja atividades de longa duração, pois é uma fonte lenta de energia. É a principal reserva energética do organismo.

        d) Cite as principais funções de cada um.

Carboidratos: - Fonte imediata de energia;

                         - Escovador metabólico;

                         - Combustível para o SNC;

                         - Preservação de proteínas (massa magra).

Proteínas: - Estrutural é a principal função;

                   - Não existem reservas corporais – Músculo, vísceras e aminoácidos                          

                    plasmáticos são as principais fontes corporais;

                  - Fonte de energia em caso de jejum prolongado, glicemia baixa e    

                   estresse.

Lipídeos: - Fonte lenta de energia;

                  - Principal reserva energética;

                  - Isolamento térmico;

                  - Carreador de vitaminas;

                  - Depressor da fome.

4. Explique a pirâmide de alimentos. Qual o seu objetivo geral?

A Pirâmide Alimentar foi criada para facilitar o entendimento de como se deve equilibrar os alimentos diariamente, tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes. Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.

5. Explique os termos: Hábitos alimentares, Dieta, Recordatório e Registro alimentar.

Hábito alimentar: termo usado para se designar os costumes e o modo como uma pessoa se alimenta, pode ser influenciado por vários fatores, como cultura, religião, etc.

Dieta: é o comportamento alimentar que o indivíduo segue.

Recordatório: é a listagem dos alimentos e sua quantidade ingerida no dia anterior.

Registro Alimentar: é fazer um registro dos alimentos ingeridos durante período pré-determinado.

  1. Qual o número e nomes das refeições em uma dieta ótima, diariamente?

São aproximadamente 6 refeições diárias: desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia.

  1. Qual o objetivo geral dessa prescrição?

Essa prescrição prevê alimentação a cada 3 horas, o que trás como objetivo controlar o tipo e o volume dos alimentos ingeridos, controlar a glicemia, assim como manter a massa magra.

         

6. Cite e diferencie Monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos.

Monossacarídeos: unidade básica dos carboidratos (mono=um); São eles: Glicose (açúcar do sangue), Frutose (açúcar das frutas) e Galactose (açúcar do leite).

Dissacarídeos: formados a partir de duas moléculas de monossacarídeos: Maltose (glicose + glicose), Sacarose (glicose + frutose) e Lactose (glicose + galactose).

Polissacarídeos: são grandes cadeias de monossacarídeos (a partir de 10 moléculas de glicose). O Amido e as Fibras são polissacarídeos vegetais, e o Glicogênio polissacarídeo animal.

7. Quais caminhos a glicose pode seguir após sua absorção?

Pode seguir  por 3 caminhos:

  • Ser utilizada diretamente para a obtenção de energia;
  • Ser armazenada para utilização posterior em forma de glicogênio;
  • Ser transformada e armazenada em forma de lipídeos.

8. Diferencie carboidratos Simples e Complexos.

Carboidratos Simples são chamados de açúcares por terem sabor doce, são formados por pequenas cadeias que são rapidamente digeridas, o que leva a uma rápida elevação de glicose sanguínea. São eles os monossacarídeos e dissacarídeos. Já os Carboidratos Complexos possuem moléculas grandes, pois são formados de extensas cadeias levando a uma digestão mais lenta, com isso a elevação de glicose no sangue também é menor e mais lenta. São eles os polissacarídeos, sendo o amido o principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com