TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação Física Escolar

Por:   •  28/6/2020  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Fund. Educ. Fisica Escolar

Tarefa: Portifolio Ciclo 2

Nome:Fabio Daros

RA: 1166811

Turma:

Parecer do Tutor:

Sobre as teorias pedagogicas que me trazem referências de compreenção

Após a leitura, me parece que as abordagens tem um critério cronológico dentro da historia da Ed. Física, e as tecnicas muitas vezes me parecem complementares, mas no sentido de que de 1995 pra ca , tanto a abordagem construtivista e a de jogos cooperativos me soa a uma evolução na Educação. Onde chegamos num ponto onde todo o planeta esta mais cooperativista por causa da pandemia do Covid 19, pra mim, um exemplo da mesma abordagem, e de quanto precisamos dela para se relacionar com a humanidade. E é muito claro que, quem ja tem essa abordagem mais desenvolvida acaba mostrando que estão sobrevivendo mais, ou seja baixo numero de mortes, casos como Nova Zelandia, Vietnan, India, e esses dois ultimos que são paises que mesmo sendo economicamente mais pobres, tem o cooperativismo melhor desenvolvido, consequentemente estao conseguindo lidar melhor, com a prevenção da contaminação. Então percebo que a abordagem dos jogos cooperativos é a mais fundamental para nossa escola e sociedade, se não for para o mundo.

Dentro dela para explicitar melhor no ensino escolar de Ed. Fisica, são jogos que todos cooperam, e o sentimento de vitória é unificado, as ações são compartilhadas, a abordagem aqui é jogar uns com os outros, não contra alguém, sem divisões, meninos e meninas estão no mesmo time e compartilham as brincadeiras, todos se sentem vitoriosos. Por ser uma abordagem mais nova, deve existir um processo de adaptação, para se conscientizarem desse plano de todos serem felizes e bem sucedidos. Não deve haver punição ou prêmio durante a realização destes jogos, para que realmente se envolvam com a atividade e não apenas para ganhar algum recompensa.

Também me empatizo com a abordagem construtivista que me parece ser complementar para o desenvolvimento da abordagem cooperativa, pois no construtivismo da educação física o aluno é levado a desenvolver nossas brincadeiras culturais, onde se valoriza a infância da criança, não só a imposiçao dos professores adultos que acham que sabem tudo sobre o que a criança precisa mesmo o adulto não ser da infância, deixamos de valorizar quem esta presente na sua faixa etaria.

Na abordagem construtivista se valoriza a infancia, tem mais brincadeiras culturais dentro das atividades (amarelinha, pega-pega, queimada, etc), e essas brincadeiras são inseridas como forma fundamental do desenvolvimento de uma infância saudavel. O professor também se envolve com os alunos de forma criativa, improvisa, constroi materiais as vezes daquilo que não se tem disponivel na escola (bolas de meia, cabos de vassoura, etc), trás o aluno para um viver espontâneo. Outra coisa é a relação da Educação Física com as outras matérias, o professor tende a colocar brincadeira aos alunos em conjunto a brincadeiras envolvendo matématica, português, por exemplo uma brincadeira de amarelinha com numeros e contas nos seus quadrados, frases ou sílabas pra montar palavras ou textos, tudo é trabalhado de forma mais lúdica e prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com