TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Quatro Períodos de Desenvolvimento de Piaget

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO E OESTE

RAFAEL AUGUSTO GUIMARÃES SULAREWICZ

HERIC PEREIRA

PSICOLOGIA

IRATI-PR

2019

Período sensório-motor (0-2 anos)

Período de desenvolvimento de criança 0 a 2 anos de idade, a criança nasce com aparelho de reflexo, ou seja, a partir desse momento começa a se relacionar com o mundo externo, porém não tem capacidade de realizar alguma atividade intencional, a acomodação e assimilação são processo fundamental para que haja uma adaptação da criança a nova situação, assim tudo que toca, olha ou pega ajuda no processo de desenvolvimento que vai aumentando no seu repertorio de comportamentos que a criança vai construindo.

No desenho mostrado, temos uma criança onde seu olhar e focado em um vaso de flores, rapidamente começa a gatinhar até a direção do vaso, porém no meio do caminho tem uma toalha vermelha estendida sobre a mesa, o foco da criança muda totalmente do vaso para a toalha e assim começa a brincar. Nesse caso temos conhecimento sensório-motor que não estava presente no nascimento e foi capaz de fixar seus sentidos e orientação do corpo em coisas que lhe atraíram o interesse.

Período pré-operacional (2-7 anos)

Período de crianças 2 a 7 anos de idade, a partir da permanência de objeto a criança inicia uma fase de domínio de símbolos e vai se manipular esses símbolos de acordo com as estruturas mentais já existentes, nesse período a criança dará explicações animistas, dando características humanas a plantas, animais, dar vida a alguns objetos.

No desenho ilustrado, aparece várias crianças tanto meninos quanto meninas, onde todos estão brincando com seus brinquedos, assim entendendo o momento de cada um vão dando sentido para brincadeira dando vida aos seus brinquedos, onde nesse período acontece.

E o egocentrismo faz com que a criança tenha o mundo só para ela de como ela percebe as coisas, a criança assimila de modo egocêntrico os objetos do meio externo de acordo com seus esquemas de pensamentos, também constrói progressivamente o processo de conhecimento.

Período operatório concreto (8 a 12 anos)

Neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que ocorre na fase pré-operacional dá lugar à capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outros) e de integrá-los de modo lógico e coerente. Além disso, ocorre o aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas. Como no exemplo demonstrado no quadrinho 3, o professor lhe pergunta qual copo possui o maior conteúdo, ele foi capaz de responder através da ação mental, sem precisar medir pela ação física.

Período operatório formal (a partir dos 12 anos)

 Nesta fase a criança, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. A criança adquire capacidade de criticar os sistemas sociais e propor novos códigos de conduta: discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios adquirindo, portanto, autonomia. Fato demonstrado na tirinha 4. A professora demonstra uma regra a partir de um cartão, onde ao bater no copo com uma pena ocorrerá o rompimento dele. Após ela expõe outro cartão, onde diz que Tom bateu em um vidro com uma pena. A partir disso, a professora o questiona sobre o que aconteceu com o copo. Rapidamente, a criança assimila a regra anterior e afirma que o copo foi quebrado e ao ser novamente questionado acerca de sua resposta, o menino explicita a regra mencionada no primeiro cartão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com