TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE INTERVENÇÃO ESTÁGIO FINALIZADO

Por:   •  28/8/2021  •  Abstract  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SUMÁRIO

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.......................................................................................3

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

3        OBJETIVOS        5

4        METODOLOGIA (como vou fazer)        6

REFERÊNCIAS        8

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO (o que vai ser estudado)

A área de concentração escolhida para a realização do estágio curricular obrigatório I foi Grupos especiais com ênfase no emagrecimento. Por meio da modalidade musculação, buscar-se-a a prática de exercicios, como fatores primordiais no processo de emagrecimento.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A definição de obesidade tem sido         mais relacionada com a área de saúde, tendendo a ser propagada através de conceitos biomédicos (POULAIN, 2006; POWER; SCHULKIN, 2009).

Ainda,

A obesidade é percebida pela ciência não apenas como uma desordem singular, mas sim como um grupo heterogêneo de condições com múltiplas causas, em que percebemos fatores genéticos, além de fatores complexos advindos do ambiente externo e de interações psicossociais (FRANCISCHI et al, 2000, PÁG 34).

         Chama-se a atenção para a urgência de políticas públicas capazes de proporcionar e estimular estilos de vida mais saudáveis, pois a obesidade deve ser pensada como fenômeno social, na reflexão necessária quando se quer reduzir o peso, com saúde, descartando “exercícios físicos extenuantes, medicamentos sem prescrição, gerando frustração e tristeza”. Enfrentar a obesidade é priorizar a particularidade do “eu”, o “corpo próprio”, segundo Merleau-Ponty Merleau-Ponty (2011, p.212), “que carrega os valores e as percepções do ser”. A pessoa obesa inicia o processo de enfrentamento olhando para seu corpo e não percebendo a obesidade como algo a ser cuidado. 

Ainda, pelos mesmos autores, desta forma em outro momento, a obesidade passaria a fazer parte do corpo, a consciência despertaria cuidados. Ainda assim as doenças associadas como, diabetes, hipertensão entre outras começam a ser mais faceis de lidar (uso de medicamentos, torna a doença como padrão de vida) do que obesidade propriamente dita. O fato de percerber o corpo obeso é um processo muitas vezes lento e doloroso “é um momento de ressignificação do corpo”. Nutricionistas recomendam alimentaçao mais saudavel e controlada, menos sal, mais água e estar em dia com as atividades fisicas.

        Outro motivo da persistência na obesidade é a ansiedade, diretamente relacionada com o aumento da vontade de se alimentar, questões emocionais influênciam muito na forma de alimentar, essa pressão é descarregada nos alimentos. É comum ouvir que pacientes nas primeiras aparições em nutricionaistas saem com tratamentos (cardápios) sabendo que não é uma escolha, mas a única maneira de se devolver a autoestima (MENDONÇA; ANJOS, 2003 apud ANJOS, 1997).

Para Merleau-Ponty (2011, p. 227), “doença e saúde não são modalidades da consciência ou da vontade, elas supõem um passo existencial”. O filósofo aponta que os fenômenos da saúde e da doença são nuances da forma de ser de um corpo, portanto, ambas fazem parte da vida.

A obesidade é uma doença complexa e multifatorial que decorre do armazenamento excessivo de gordura em relação à massa magra do indivíduo (GAHTAN et al., 1997, p. 184-188; BARRETO; VILLELA et al., 2004).

        

  1. OBJETIVOS

  • Fazer a recomendação mais utilizada para a perda de peso, o treinamento que eu realizarei será de musculação com pouco ou nenhum tempo de descanço entre as séries, ainda assim vou adicionar alguns segundos deste treino na esteira intra-séries.
  • Aumentar o metabolismo do aluno com esse modelo de treino de musculação com alta intensidade.
  • Provar os benefícios deste modelo de treino no processo de emagrecimento, principalmente por ser uma atividade de curta duração.
  • Criar uma rotina de exercícios de musculação como estratégia de emagrecimento em pessoas com média de idade de 45 anos, que já faziam academia nos moldes que hoje se pratica, ou seja, sem pensar na especificidade do aluno.
  1. METODOLOGIA (como vou fazer)

Será realizado no estágio I, um modelo de treinamento em que o tempo de descanso será reduzido, conseguindo uma maior ativação da gordura, tanto no ato da atividade quanto no pós-atividade, provocando um aumento na taxa metabólica, assim seu corpo vai estar em plena atividade mesmo quando terminar o treinamento. Também se espera uma melhora psicológica, que é quando sentimos que aquilo que estamos fazendo está trazendo resultados, e só quem passa por isso, consegue voltar a se olhar no espelho com esperança de dias melhores.

Este treinamento que estou propondo será feito na academia Força e Equilibrio, composto por: 12 horas de obervação e 30 horas de regência pratica, onde vou ministrar o treinamento proposto por mim, dividido em musculação e aerobico que será adicionado nos intervalos da musculação, atividade aerobica de baixa intensidade, finalizando com um alogamento para relaxar. Horário do estágio será das 09h00min ás 10h00min nas segundas, quartas e sextas-feiras, realizado com alunos matrículados na academia, compostos por duas mulheres de 43 anos com sobrepeso e um homem de 45 obeso, pessoas com um pouco de conhecimento dos equipamentos da academia, estes também já teem mais de 3 meses de academia.

Será feito uma entrevista a fim de conhecê-los, fazer uma anamnese para saber como está a saúde destes individuos, se possuem doenças ou qualquer outro tipo de patologia, problemas que possam afetar negativamente neste estudo.

O treinamento será passado em uma “folha treino”, todos com os nomes dos exercícios e diferenciando os grupos musculares, e entre os exercicios será feito primeiramente 20 segundos de exercicíos aeróbicos, tais como: esteira, bicicleta, eliptico e escada (Máximo e Médio). A divisão de treino será pensada tendo em vista a idade dos praticantes, não será usado sistemas de “drops, pois não acho interessante pela a idade dos alunos e suas compreensões fisiologicas”. Nas segundas, musculos superiores; quartas e sextas músculos inferiores, com força máxima. Este tipo de treinamento será proposto por mais 3 meses de academia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (267.9 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com