TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: Grupos especiais

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Raphael Magno dos Santos – RA 1191455

PORTFOLIO EDUCACAO FISICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA

                                                                

                                                        Centro Universitário Claretiano

                                                        Bacharel em Educação Física

                                                        Ginastica de Academia

SÃO PAULO

2019

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharel em Educação Física

Disciplina: Ginastica de Academia

Tutor: 

R.A.: 1191455

Aluno: Raphael Magno dos Santos

Turma:

PORTFOLIO EDUCACAO FISICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA

Exclusão:

Paradigma da exclusão: Este se refere ao período histórico que compreende desde a antiguidade até a idade média e em que a sociedade em suas mais diversas culturas, buscavam, se isentar das responsabilidades acerca de indivíduos que apresentavam algum tipo de deficiência. As pessoas que possuíam deficiências ou desenvolvimento motor e/ou mental que destoavam, dos demais eram rejeitadas pelos seus familiares e pela sociedade em geral e abandonadas, sendo consideradas invalidas e sem utilidades para desempenhar funções produtivas e isso no melhor dos cenários já que por muitas o destino delas era a morte. A imagem destas pessoas perante a sociedade era de que era um mal que deveria ser extirpado sendo vistas como amaldiçoadas e ate mesmo possuídas por espíritos.

Definição de exclusão: Do latim exclusĭo, a exclusão é a ação e o efeito de excluir (deixar alguém ou algo de lado, descartar, afastar, negar possibilidades).

Exemplos de exclusão: Sobre este paradigma um exemplo que vejo com certa frequência, é o do que ocorre nos esportes escolares, durante as aulas letivas de educação física os alunos deficientes são incluídos e participam das aulas e das modalidade aplicada pelos professores, entretanto, quando algum campeonato de tal modalidade ocorre, estes alunos usualmente são incluídos do plantel apenas pra manter uma politica digamos correta, uma vez  que os alunos são incentivados a vencer(não que isso seja errado), haverá uma exclusão ou minimização dos alunos deficientes, já que podem ser considerados mais fracos e acabam ficando em segundo plano, participando por pouquíssimos minutos ou sequer participando.

Segregação:

Paradigma de Segregação: Teve seu inicio quando a religião passou a considerar que pessoas com deficiência eram amparadas por Deus sendo este o responsável por suas deficiências e passou a ser considerada uma grande oportunidade para a prática da caridade e tolerância atuar junto a estes indivíduos. A partir dai passaram a se criar instituições e abrigos para pessoas com deficiência onde além de comida recebiam também atendimento especializado, desta forma, usando a causa social era possível retirar estes indivíduos do meio social, os escondendo e isolando-os com a finalidade de proteger a sociedade do que era considerado diferente, tornando-os seres invisíveis.

Definição de segregação: Segregação, do latim segregatĭo, é a ação e o efeito de segregar (separar, marginalizar ou afastar algo ou alguém de outras coisas ou pessoas). A segregação dos seres humanos costuma ser motivada por motivos sociais, culturais ou políticos.

Exemplos de segregação: Analisando este paradigma, uma entidade que tem esta prática é a APAE, já que atende exclusivamente portadores de deficiência, em teoria a instituição esta correta, porem a pratica da segregação é claramente notada.

Integração:

Paradigma da Integração: O conceito surgiu no início do século XX através do princípio da normalização onde se passou a ver a deficiência de uma perspectiva humanística. A ideia era a de integrar os indivíduos deficientes as pessoas “normais” possibilitando aos deficientes ter uma vida nos mesmos parâmetros dos demais. No ambiente escolar esse modelo de integração visava que o aluno é quem deveria se adaptar a escola e não o contrario. O indivíduo integrado tinha que se adaptar, excluindo a questão da diferença o aluno era inserido no contexto escolar como qualquer outro, aqueles que não se adaptavam eram excluídos. A ideia desse modelo educacional é ensinar alunos com deficiência e sem deficiência ao mesmo tempo e os colocando nas mesmas condições, não levando em consideração as diferenças existentes e particularidades do processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com