TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESENCIAL CONECTADO EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

Por:   •  19/4/2015  •  Dissertação  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

LUCAS COSMA PRETTI

DA EDUCAÇÃO SEGREGADA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

História, Evolução e Atualidade da Educação Inclusiva nas Escolas Regulares

COLATINA-ES[pic 3]

2015

LUCAS COSMA PRETTI

DA EDUCAÇÃO SEGREGADA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE OS PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA

História, Evolução e Atualidade da Educação Inclusiva nas Escolas Regulares

Trabalho de Educação inclusiva brasileira apresentada à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação Física

Orientador: Prof. Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa  

COLATINA-ES

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

    2.1  Comentários e Criticas da Educação Inclusiva        

    2.2  Função Social da Escola        

    2.3  Função da Escola na Questão da Inclusão        

    2.4 Educação Especial no Modelo Segregado         

    2.5 Escola – Escola Inclusiva        

3. CONCLUSÃO        

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

 O presente trabalho descreve sobre a importância da educação especial nas escolas regulares, e é de suma importância a sua implantação e execução correta, pois de acordo com a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), as instituições de ensino que recebem os alunos especiais devem estar preparadas para tal recepção adequada.

Segundo Glat e Fernandes (2005), as escolas possuem um dos meios mais apropriados para extinguir as atitudes discriminatórias em relação aos alunos com necessidades especiais, e desta forma contribuindo para a educação dos alunos em geral. Mas, antes da ideia de que a escola tornou-se um local favorável para a educação especial, houve em momentos passados uma enorme desorganização relacionada com este tema, pois segundo Fernandes (1999), os médicos foram os primeiros que alertaram sobre a necessidade de escolarização das pessoas especiais, que se encontravam em locais desapropriados, como por exemplo, em hospitais psiquiátricos, onde não havia nenhuma organização.

Com o passar dos anos, novas pesquisas desenvolveram técnicas e métodos apropriados para uma melhor educação e consequentemente o ingresso do aluno especial na escola regular, facilitando as modificações de comportamento e relacionamento destes alunos, que anteriormente não possuía contato com o processo educacional, tendo desta forma a confirmação de que o problema não é a deficiência do indivíduo, mas sim o erro dos modelos de ensino (GLAT,1985;1995; KADLEC &GLAT,1984), pois como foi dito anteriormente o sucesso de aprendizagem dos educandos especiais depende da colaboração indispensável da escola.

Atualmente a proposta de Educação Inclusiva é uma das responsáveis pelo sucesso da interação dos alunos deficientes com a escola regular, pois as suas características implicam em uma postura diferenciada dos demais projetos, no qual todos os alunos, sendo deficientes ou não, se relacionam de alguma forma, atingindo positivamente a educação no país.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1  Comentários e Criticas da Educação Inclusiva

Como disse anteriormente os médicos foram os primeiros a relatar que as pessoas especiais deveriam passar pelo processo educativo, mas a aplicação desta metodologia de ensino passou por atrasos, pois as escolas não estavam devidamente preparadas, e com o passar do tempo novos métodos de ensino foram aplicados e alguns obtiveram sucesso, como por exemplo, a educação inclusiva.

O problema atual nas escolas regulares são a forma de comportamentos dos professores frente a presença de alunos especiais, pois de acordo com Romero e Souza (2008), os professores questionam sobre o aproveitamento dos deficientes numa sala regular, outros afirmam que eles vão prejudicar a aprendizagem dos demais, por isso a importância de uma base escolar, na qual seria desde a organização educacional (gerência),  até a colaboração dos familiares dos educandos especiais, onde há de ter uma maior organização dos professores, apresentando propostas de ensino para ambos os alunos, tendo como resultado uma educação para todos.

Outro problema relatado, decorre pela falta de motivação da sociedade em geral, acerca da educação dos alunos deficientes nas escolas regulares, visto que o estimulo é fundamental para uma melhor compreensão educacional. Este problema é decorrente desde os anos 70, onde os alunos especiais participavam de terapias individuais em instituições privadas e as atividades escolares ocupava uma pequena fração no horário dos alunos, tendo desta forma perda de aprendizagem e de relacionamentos sociais (GLAT,1989).

Concluindo o raciocínio, atualmente falta compromisso dos governantes em relação a esta forma de educação – educação inclusiva, pois é a partir do governo que pode ultrapassar os principais obstáculos, como por exemplo, falta de metodologia de ensinos, preconceitos e desconfiança dos professores.

2.2  Função Social da Escola

As instituições de ensino têm como objetivo a inserção de crianças e jovens nas redes educacionais, apresentando atividades para o desenvolvimento das personalidades, criticas, conhecimentos e habilidades dos alunos. Mas toda a escola que tem como objetivo alcançar o sucesso, deve ter um bom gerenciamento, pois é a partir de uma boa gestão, que se faz uma boa estrutura e ótimos professores, influenciando positivamente na qualidade de ensino e na educação dos alunos na escola e em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (71 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com