TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR DE GRUPO

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.447 Palavras (18 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Brumado/Bahia

2017

[pic 9]

[pic 10]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR DE GRUPO

        Trabalho apresentado ao 3º semestre flex e 4° semestre regular de Licenciatura em Educação Física, as disciplinas: Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia do Ensino da Ginastica Escolar; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros; Seminário da Pratica – Metodologia do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica, Dança e Ginastica Escolar.

Aos professores: Túlio Moura, Patrícia Proscêncio, Eloise Werle de Almeida, Alessandra Begiatto Porto, Luana Conti.

[pic 11]

Brumado/Bahia

2017

INTRODUÇÃO

Cuidar da saúde é sempre muito importante para se viver bem e melhor, e esse cuidado deve começar desde muito pequeno, por isso, a atividade física em escolas é crucial para o desenvolvimento físico e metal, além de ajudar a melhorar o desempenho escolar.

Cuidar da saúde é de extrema importância para se viver bem e melhor, esse cuidado deve começar desde cedo, sendo a atividade física nas escolas crucial para o desenvolvimento físico e mental, além de ajudar a melhorar o desempenho escolar.

O presente trabalho teve por objetivo abordar a importância da Dança na educação física e também entender o papel da educação física para as crianças com síndrome de down.

Para a elaboração do trabalho foi feita várias pesquisas bibliográficas com o intuito de entender mais a fundo o papel da educação física nas escolas, tendo como ênfase o papel da dança na educação física e a inserção dos alunos com síndrome de down nessas aulas. Foi feita também uma pesquisa de campo a fim de levantar dados acerca do trabalho pedagógico dos professores de educação física com alunos com deficiência, os cuidados com primeiros socorros e saúde. Nessa pesquisa de campo foram entrevistados dois professores da área para aplicação de um questionário.

Desenvolvimento

A dança enquanto conteúdo da educação física escolar

A dança é uma arte milenar que acontece no corpo e integra possibilidades de ampliar os processos de aprendizagem e formação humana. O corpo é a matriz geradora de movimentos e linguagens artísticas, dessa forma, o movimento o movimento é uma forma complexa de pensamento inserido em uma rede de relações sociais (CAZÉ, 2008).

A dança traz vários benefícios para o indivíduo em relação aos aspectos físicos, emocionais, sociais e intelectuais. Ela contribui para a integração do senso crítico em cuidados com o corpo, e também é um meio educativo para promover a saúde abordando vários temas como sexualidade, prevenção de doenças, puberdade, etc. (SANTOS; LUCAREVSKI; SILVA, 2005; PRATT, 2004; FALSARELLA; AMORIM, 2008; COSTA; VIEIRA, 2009).

Atte Mabel Bottelli, professora da Faculdade Angel Viana e da Universidade Federal do Rio de Janeiro afirma que dançar é uma das maneiras mais prazerosas e adequadas para ensinar todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. Sendo um ótimo recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez. E o melhor: o trabalho pode ser feito com turmas de todas as idades e de forma interdisciplinar, envolvendo as aulas de Artes e de Educação Física.

A dança é, também, um ótimo meio para unir a cultura popular à consciência corporal, Associando exercícios a passos de dança. Nesse aspecto é possível trabalhar com a teoria, explicando a origem da dança e depois entrar em cena elementos como música e o figurino.

A educação física é disciplina obrigatória no currículo escolar, tendo tanta importância quanto as outras disciplinas. Existem vários parâmetros que foram elaborados para se tem uma unificação na área da educação física, que é uma disciplina diretamente relacionada ao corpo. A dança é um conteúdo fundamental para ser tratado na escola. Sendo uma forma muito adequada para ensinar todo o potencial de expressão do corpo. Porém, existem muitas dificuldades para trabalhar todos os conteúdos propostos pela mesma, seja na escolha dos conteúdos específicos, na definição da metodologia de ensino a ser utilizada ou na escolha de instrumentos e definição de critérios para a avaliação da aprendizagem, pois muitas foram às transformações ocorridas na área nos últimos vinte anos, ou seja, nas escolas hoje, atuam docentes formados em diferentes concepções da Educação e, por conseguinte da Educação Física (KUNZ, 2004).

A tradição educativa presente nas escolas hoje em dia advoga uma educação racional, abstrata, individualizante, em que os educandos evoluem pela capacidade de memorizar conteúdos já ministrados e definidos, tendo como ênfase a ideia e o privilégio cognitivo, em detrimento do corpo como um todo. (MOREIRA, 1995).

A dança é minimamente tratada como componente folclórico no interior das escolas, seja pela Educação Física ou pela Educação Artística/Arte Educação; raramente é valorizada por ter um conhecimento próprio e uma linguagem expressiva específica. Ela é reconhecida como atividade extracurricular etc.

Em pesquisa feita por Vaz, Brito e Vianna (2010), com profissionais de educação física do ensino fundamental, foi constatado que a maioria dos professores acha importante a existência da dança no contexto escolar, embora só a utilizem em datas comemorativas, mesmo ela não sendo abordada. Os principais motivos para essa ausência são a falta de afinidade e o despreparo. Outros docentes dizem que parte do motivo é o preconceito dos pais e dos alunos com a dança, e também a falta de estrutura das escolas. Mesmo os professores tendo o conteúdo dança em sua graduação não foi suficiente para se sentirem capazes de aplicar nas suas aulas de educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (960.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com