TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia do esporte: Significações da iniciação esportiva e da competição

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Goiás

Discente: André Augusto Batista Pires

“Pedagogia do esporte: significações da iniciação esportiva e da competição”

Com a influência da mídia para as práticas esportivas em escolas e até clubes, a iniciação esportiva está alcançando cada vez mais as crianças e isso vem gerando uma inquietação dos estudiosos da área sobre até que ponto isso é positivo para as crianças, seja para aquelas que praticam esportes como forma de entretenimento até as que almejam ganhar competições.

Nesse artigo os autores trazem a discussão de como é tratada a pedagogia da iniciação esportiva e as competições e fazem uma crítica sobre o tema ao ressaltar que o vencedor sobrepõe o perdedor. Um dos sinalizadores disso pode ser visto pelo distanciamento do objetivo da recreação, aproximando-se da dinâmica de competições em que os resultados devem vir quase imediatamente ao início da prática, sendo muito importantes para deixar a criança motivada a continuar no esporte.

Os autores trazem a fala de Coakley, em que a iniciação esportiva se divide em dois eixos distintos, o primeiro relacionado à proporcionar prazer e participação e o segundo visando resultados e performance, a fim de achar talentos o mais cedo possível para nutrir as categorias acima e consequentemente os times profissionais. Desta forma, a partir do segundo eixo, o esporte estaria atendendo a demanda de adultos e/ou instituições, deixando as necessidades das crianças em segundo plano. Além disso, Coakley também traz que as principais motivações para a prática esportiva seriam as oportunidades bem sucedidas, influências da família e amigos e as habilidades e características pessoais. Logo, fica claro que um das preocupações do autor é a formação das crianças, que acaba ficando de lado, enquanto o foco principal está na formação de atletas antes de pessoas.

Uma característica que se torna muito recorrente e bastante estudada passa a ser a especialização precoce da criança, que exige a execução de ações técnicas características de situações de jogos mais complexas, supervalorizando o desempenho da performance e deixando de lado o processo de aprendizagem e o prazer pela prática esportiva em questão.

Rose Junior não faz uma interpretação positiva da competição esportiva para as crianças ao criticar a especialização precoce e a exigência de bons resultados, que incentivam a vitória a qualquer custo. Ela ressalta o fato de que a criança não é preparada para a derrota, mesmo não sendo possível saber quem sairá vencedor de uma competição.

Os autores também trazem para o texto o autor Byrne, que mostra que uma das principais influências no desenvolvimento da criança com o esporte é o técnico, que tem maior influência que a família nesse aspecto, sendo que em alguns casos os interesses das crianças pelo esporte ficam de lado e sobressaem-se os objetivos dos adultos, tendo o esporte não como um momento de lazer e sim como um planejamento a longo prazo, com o intuito de transformar a criança em um profissional.

Vale ressaltar que o problema não está em estimular a competitividade infantil, mas sim na motivação por trás dos resultados da competição, em que os vencedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com