TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é pedagogia, algumas mudanças ocorridas ao longo do tempo e o que significa ser educadora

Artigo: O que é pedagogia, algumas mudanças ocorridas ao longo do tempo e o que significa ser educadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Artigo  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho falará sobre o que é pedagogia,um pouco das mudanças que ocorreram no decorrer do tempo e o que quer dizer ser um pedagogo. Definir um significado exato para pedadogia é muito além da compreensão, pois é uma aréa onde o trabalho docente abrange muitas areas que estão sempre se aprimorando. Vamos ver um pouco das diversas areas em que a pedagogia atua, porém iremos nos centrar na de âmbito escolar.

Baseada em pesquisas estarei aumentando meu saber sobre este amplo assunto e essa carreira maravilhosa que estarei ingressando.

Desenvolvimento

A palavra Pedagogia tem sua origem na Grécia,e vem de “paidós” (criança) e “agodé” (condução), ou seja, o pedagogo é todo aquele que conduz a criança a um conhecimento. A Grécia pode ser considerada o grande berço da pedagogia. Podemos a colocar como uma “ciência” e o pedagogo como o “cientista” que esta sempre em busca de novas descobertas para aprimorar os meios e os métodos para cada dia obter mais profissionalismo. O curso de Pedagogia prepara o profissional para exercer na educação infantil, educação fundamental, direção e orientação de educadores.

Pedagogo é todo aquele graduado em Pedagogia, a qual tem como propósito formar profissionais para atuar no exercício da docência, na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio. O trabalho do pedagogo está totalmente envolvido com os outros profissionais do campo, ele é responsável por desenvolver as práticas pedagógicas para que os outros o ajudem a colocar em prática. A partir disso todos executam um trabalho co-relacionado em que todas as partes (alunos, professor, etc) são essenciais para que seja realizado o verdadeiro trabalho pedagógico.

Todo pedagogo necessita de uma linguagem, e através dela terá a comunicação ( ato de duas ou mais pessoas tornarem uma ação comum), que se dá necessária a todo momento para tal profissional. Antes só se ensinava para formar, já hoje se ensina para informar. O desafio do pedagogo é permanecer sempre atualizado sobre as novas tecnologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas novas e atualizadas. No mundo globalizado e atual que vivemos é imprescindível descobrir novas formas para ensinar, pois essa é a exigência de um mundo que tem se tornardo apressado por transformações. De acordo com Freire (1996) (...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção.), ou seja, o educando não só “decorará” o que o pedagogo esta ensinando, mas será estimulado a construir seu próprio conhecimento e a partir daí terá suas ideias formadas. Direcionar a criança no caminho do aprendizado em busca do conhecimento é a melhor forma de ensinar. A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas. Esse profissional tem como aréas de atuação : clinicas (como pedagogo hospitalar ou psicopedagogo), empresas ( dentro das empresas e organizações articulando as necessidades com os seus conhecimentos), coordenador, supervisor, direção escolar (ambos em âmbito escolar, porém extra classe), ONGs, presídios, centros de recuperação, creches, igrejas, praças na própria casa do aluno e o próprio magistério.

No contexto escolar, a escola deve exercer o papel de humanização, socialização, a justiça, inclusão social, produção de valores necessários para se tornar cidadão e na formação de profissionais capacitados e atualizados.

A escola tem o dever de assumir e fazer reflexões sobre a dignidade do indivíduo, a socialização, os direitos dos cidadãos, a necessidade de se desenvolver solidariedade e a prática das leis.

Uma parte importante e que pode ser realizada é a pesquisa na escola pois além de facilitar o trabalho pedagógico, possibilita ao educador trabalhar com diversas áreas do conhecimento, a partir disso o pedagogo tem a possibilidade de implantar nas escolas até mesmo atividades extra- curriculares que perceba que pode mudar comportamento e aprendizado dos alunos, esporte, dança, teatro, filmes, jogos, brincadeiras e dinâmicas são um exemplo.

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres

se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo

buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei,

porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, contatando

intervenho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com