TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PEDAGOGIA?O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO PARA A CULTURA

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ARIANA ALVES DE CERQUEIRA

                              ELISABETE DOS SANTOS ALVES

                              LUDHIANNE ARAÚJO SACRAMENTO SILVA

                              PATRICIA SILVA GOMES DE ARAÚJO

                               

        trabalho interdisciplINAR – GRUPO

                 O QUE É PEGAGOGIA?

                 DE QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA?

                 O QUE QUER DIZER TRABALHO PEDAGÓGICO?

                       

[pic 3]

SALVADOR

2014

trabalho interdisciplinar - GRUPO

UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação a Distância,Comunicação e Linguagem,Metodologia Ciêntifica e Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico Filosofico.

Profs.Melina Klaus,Juliana Fogaça Sanches Simm,Okçana Battini,Marcia Bastos de Almeida.

Tutora eletrônica:Sara Liba

Tutor(a) de sala:Alexandra

                                                                     

                                                                                        SALVADOR

                                                                                             2014

INTRODUÇÃO

  O presente trabalho em grupo tem objetivo de compreender atraves da pesquisa realiza a importância para compreender os processos da educação, onde estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no pratico, suas relações com as praticas pedagógicas da educação e a importância do pedagogo neste processo, bem como a contribuição da Pedagogia e do pedagogo para o processo educativo na escola, considerando a pedagogia como corpo de conhecimentos sistematizados sobre a educação e como curso de formação de profissionais da educação. Foi utilizado como subsídio para este trabalho a leitura sistemática dos textos de Franco, Libâneo e Pimenta, entre outros, a qual foi possível observar que desde a sua criação a identidade do pedagogo,assim como a pedagogia foram temáticas para debates reflete no papel do pedagogo e consequentemente no curso de pedagogia e sua identidade acirrados,porem sem resultados precisos. Percebe-se que as transformações ocorridas constantemente na sociedade é que delineiam o perfil do profissional da educação, direta ou indiretamente, uma vez que a educação, objeto de estudo do pedagogo, tem seu percurso traçado de acordo com os interesses de diferentes segmentos da sociedade, sejam eles, políticos, social, econômico e cultural.

  Compeender os caminhos da educacao em nosso pais é fundamental para entendemos as caracteristicas de nossas escolas e do nosso sistema educativo,pois o educador tem um papel importante de formar cidadãos criticos capazes de mudar a sociedade.

DESENVOLVIMENTO

               O QUE É PEDAGOGIA?O QUE SIGNIFICA SER PEDAGÓGO?

    A Pedagogia é uma reflexão sobre as finalidades da educação e uma analise objetiva de suas condições de existência e de funcionamento. Ela esta em relação direta com a prática educativa que constitui seu campo de reflexão e analise, sem, todavia, confundir-se com ela. Neste sentido, Libâneo (2006) acrescenta que a pedagogia trata da mediação de saberes e modos de agir que promovam mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem das pessoas, objetivando ajudá-las a se constituírem como sujeitos, a melhorarem sua capacidade de ação e suas competências para viver e agir na sociedade e na comunidade.  

A educação é uma pratica social humana, cuja finalidade é possibilitar que as pessoas se realizarem como seres humanos. (Franco, Libâneo e Pimenta,2007).Educação é um processo contínuo que envolve o desenvolvimento integral de todas as faculdades humanas,é o conjunto das normas pedagógicas aplicadas ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito.Educação é cortesia,respeito,conhecimento e atitude.(Pamplona,2007).A educação mora em todos os lugares e o conhecimento esta disponível a todos.O que se busca é estimular a vontade de aprender,o interesse,a curiosidade e,é neste ponto que entram os pedagogos e educadores,que são capacitados a fazer a ponte entre o desejo e a conquista,considerando a concepção de educação como um processo que permite ao individuo a apropriação de todo o conhecimento produzido pela humanidade para compreender e interferir na realidade humana,pois,aprendizagem é o processo através do qual a pessoa se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana,daquilo que o seu grupo social conhece.

O pedagogo é o elemento articulador do processo pedagógico, dentro de um estabelecimento de ensino. É grande a sua carga de responsabilidade na escola, depende da sua atuação o alcance dos objetivos educacionais estabelecimentos no Projeto Pedagógico da escola. Ele é um dos responsáveis pela qualidade da educação da escola na qual atua, conduzindo as atividades no sentido do desenvolvimento do processo educativo que contribui para a formação humana.

  Podemos então dizer que pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos e situações referentes à pratica pedagógica educativa em suas várias modalidades e manifestações.(D’ANGELIS,2004).

O pedagogo em seu exercício profissional deve ter capacidade de planejamento e execução de planos, precisa estarem habilitado para formulação e avaliação de currículos e de políticas curriculares, ter dinamismo, além de saber coordenar, comunicar e transmitir ideias. É preciso acreditar na possibilidade de mudança, ter ousadia e buscar alternativas de trabalho que garantam a aprendizagem e o  crescimento dos alunos.

Referente a educação podemos observar que no processo educativo no contexto histórico e filosófico, na Grécia e em Roma,chamava-se pedagogo ao servo ou escravo que era guardião,conduzia e acompanhava as crianças.Com o tempo o pedagogo que começou como um simples condutor ou guardião da criança acabou por se transformar,em Roma ,num preceptor(mestre encarregado da educação no lar).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com