TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO ESPORTE NA INICIAÇÃO ESPORTIVA

Por:   •  29/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho de atividade de prática supervisionada, o tema abordado é: A influencia do esporte na iniciação esportiva. Este trabalho tem grande relevância por mostrar não só como o esporte profissional é, mas também como seus atletas podem influenciar na escolha da modalidade esportiva das crianças. E mostra também o quanto uma iniciação esportiva bem orientada pode influenciar no futuro da criança, na sua saúde, socialização e qualidade de vida.

Desenvolvimento

Em sua carreira esportiva o atleta vivencia diversas fases, desde a iniciação até sua aposentadoria. Muitos adolescentes buscam se tornarem profissionais naquela modalidade esportiva, alguns fazem isso por status, outros por condições financeiras, ou às vezes até pelo que é mostrado na mídia, refletindo assim a sua escolha.

O estudo da trajetória esportiva de um atleta tem características diferenciadas pelo perfil do atleta, pela cultura organizacional da modalidade esportiva e pelo ambiente socioeconômico em que estes estão inseridos (SAMULSKI & MARQUES, 2009).

Mesmo muitas crianças praticando esporte, ainda há duvidas sobre quando e como começar. Atualmente, o esporte vem sendo praticado cada vez mais cedo, a fim de obter sucesso mais rápido. Mas quando é focado precocemente em um único esporte a criança acaba tendo carência em experimentar e aprender diversas modalidades, diminuindo assim seu acervo motor.

Entre muitos fatores pelo qual a criança opta por determinado esporte, pode-se destacar o fator genético, como por exemplo altura para praticar aquela modalidade. Para atingir o tão sonhado profissionalismo em determinada modalidade escolhida é necessário que a criança passe por diversos níveis de aprendizado. Antes de atingir o alto rendimento, a criança passa por duas fases distintas a iniciação e especialização.

Segundo Adelino et al. (1998), a formação esportiva envolve conhecimentos gerais do esporte e da modalidade selecionada, que todos os praticantes deveriam possuir.

Durante a iniciação esportiva é importante que a criança desenvolva diferentes modalidades, pois no futuro elas podem conectarem-se e fazer a diferença no esporte que ela desejar, principalmente como profissão.

Nilges (2000) ressalta que, além de desenvolver capacidades como força, flexibilidade e controle corporal, a ginástica pode contribuir para a aquisição de outras habilidades esportivas, como o giro de pivô do basquetebol e o salto com vara no atletismo.

Sempre que ocorre eventos esportivos de grande porte como, as olimpíadas e a copa do mundo, o foco da mídia se volta totalmente para aquele evento. Com isso, a vontade de ser igual a esses atletas cresce ainda mais. Dessa forma, quanto mais modalidade esportiva divulgada na mídia, maior o interesse das crianças no esporte.

Considerações finais

Tudo aquilo que é transmitido pela mídia sobre a vida dos atletas profissionais se mostrou muito influente para a escolha das crianças que pretendem praticar alguma modalidade esportiva, vislumbrando um futuro igual ou melhor do que aquele atleta. Com a intenção de um futuro tão promissor quanto mostrado na televisão, internet, revista entre outros meios midiáticos, cada vez mais jovens vêm buscando alcançar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com