TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Performance x Sono

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Sua performance depende do sono

Técnicas de treinamento, planejamentos de preparação física, investimento em equipamentos de última geração, nutrição específica e condicionamento psicológico são, entre outros, fatores importantes no resultado da performance de atletas.

Porém um detalhe que pode passar desapercebido é a qualidade do sono.

E o sono é de fundamental importância para a performance.

Dormir auxilia no crescimento e fortalecimento dos músculos, pois o hormônio do crescimento é estimulado enquanto o corpo descansa. Auxilia o desempenho cardiovascular, mantendo a oxigenação do sangue em níveis normais, evitando a sensação de fadiga. 

 Existem alguns fatores ergonômicos que devem ser observados para uma boa noite de sono:

- luminosidade: o ambiente deve ser o mais escuro possível;

- temperatura: de preferência manter o ambiente de dormir a 22ºC;

- sonoridade: manter o ambiente o mais silencioso possível;

- metabolismo corporal: evitar a aceleração do metabolismo, seja por atividade física intensa ou alimentação pesada até 2 horas antes de dormir;

- evitar episódios de dor.

Evitar episódios de dor? Sim, o segredo para uma boa noite de sono é que o sono não deve ser interrompido. Os eventos de micro despertares durante o sono fragmentam o mesmo tornando-o não regenerador.

Uma das causas principais de dor durante o sono é o desconforto causado na coluna vertebral, quadril e ombros por conta de um colchão inadequado.

Já é comprovado que o corpo humano possui estruturas anatômicas sensíveis à torções em nossa coluna vertebral. Portanto a manutenção do alinhamento da coluna enquanto dormirmos é de fundamental importância para uma boa noite de sono.

Um detalhe a ser observado é que o corpo humano possui pesos e tamanhos diferentes em cada uma de suas regiões, principalmente nas regiões dos ombros e quadris. Portanto, um colchão adequado para o seu biótipo deve respeitar estes pesos e tamanhos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com