TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Educação Física Jogos Eletrônicos

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Física x Exercício Físico (“Parece mas não é”)

Apesar de serem relacionadas à mesma ação esportiva, atividades físicas e exercícios físicos são práticas diferentes. Embora geralmente transformadas em sinônimos, elas possuem características diferentes e, de certo modo, bem peculiares, inclusive em relação aos resultados em nosso corpo. Entenda quais são essas diferenças:

ATIVIDADE FÍSICA: Qualquer movimento feito pelos músculos do corpo que tenha como resultado o gasto de energia em valores superiores ao gasto em repouso.

EXERCÍCIO FÍSICO: Atividade que, além do gasto energético, proporciona maior aptidão física e atlética, resultando em maiores índices de saúde. São atividades sistematizadas e com sequência de movimento para atingir um objetivo.

ATIVIDADE 1

1. De acordo com o texto acima e aquilo que estudamos responda abaixo completando se o exemplo representa um Exercício Físico ou uma Atividade Física.

a) Passear com o cachorro: _______________

b) Academia: ___________________________

c) Natação: _____________________________

d) Limpar a casa: _________________________

e) Artes marciais: ________________________

f) Ginástica: ____________________________

g) Subir e descer escadas ___________________

2. Elabore um pequeno texto respondendo a questão: “Porque o exercício físico é importante em nossas vidas? ”.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Capacidades Físicas

O que são?

As Capacidades Físicas são definidas como todas as qualidades físicas motoras que podem ser treinadas. Isto é, o fato de uma pessoa ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária (que vem da família, ou seja, a pessoa pode nascer já com esta habilidade), mas também tem muito a ver com a forma como vamos desenvolver e treinar essas capacidades ao longo do tempo, por exemplo em casa, na escola com as aulas de Educação Física ou com os amigos. Muitas vezes, as limitações em algumas capacidades físicas podem levar uma pessoa a experimentar dificuldades para participar de certas atividades que envolvam o movimento.

Por isso, é através do treinamento dessas capacidades físicas, que nós conseguimos executar melhor o nosso movimento, desenvolvendo as ações motoras desde as mais simples até as mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).

Dessa forma, também podemos destacar algumas classificações nas Capacidades Físicas, tais como:

Velocidade: É a capacidade de realizar as ações em um curto espaço de tempo. Geralmente são atividades que exigem tempo para recuperação, devido à grande velocidade. Exemplos: corridas, saltos, arremessos.

Resistência: É a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo. Exemplo: corridas de longa distância (maratona).

Força: É a capacidade de vencer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com