TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA – JOGO DE CRIQUETE

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA – JOGO DE CRIQUETE

Objetivos 

– Aprender aspectos básicos de como funciona o jogo de críquete sem o uso dos tacos. Uma modalidade esportiva pouco desenvolvida no contexto escolar brasileiro. 
– Desenvolver ou aprimorar o repertório esportivo e motor, desafiando e reconhecendo possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. 
– Coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, saques com mais força, menos força, recepção da bola, deslocando-se  para frente,  para trás, para o lado interagindo com o colega.  

Justificativas

-Segundo o Autor Alcides José Sclaglia, ele ressalta a questão de que o esporte deve ser retratado de diversas maneiras sendo estando elas com bases na pedagogia do esporte e levando em conta a vivência dos alunos, trazendo as avaliações e ressaltando a diversos sentidos e manifestações.

Essas atividades passam a ser aplicada a essa serie, por estarem na iniciação motora de toda a sua trajetória esportiva dentro do âmbito escola, vale ressaltar que devido muito alunos não terem essa pratica no seu inicio escolar cabe ao professor interagi lós e integrar a classe em todo esse processo de descobertas de tais esportes.

Público alvo 

4º ano do ensino fundamental.

Tempo estimado 

2 aulas de 50 minutos no total de 100 minutos

Material necessário 

Bolas de críquete, bolas de tênis, bolas de borracha pequenas e nº10 ou nº12, bolas de vôlei, bexiga.

Flexibilização

Será trabalho para os alunos com deficiência (nos membros inferiores)  a parte de arremessos (respeitando as limitações), para evitar que este aluno fique em desvantagem ou desmotivado com relação aos colegas que estão correndo, realizaremos a atividade com todos sentados em cadeiras com auxilio de outros colegas e demais educadores, e após a participação destes com restrições, daremos sequencia ao jogo com corrida normal, e assim intercalando para que nenhum deixe de praticar.

Desenvolvimento 

Ao apresentar o críquete aos alunos iniciará um diagnóstico para saber o que eles conhecem em relação a esse esporte e suas habilidades.
Após este diagnóstico utilizarei os materiais adaptáveis como bexiga, bolas de tênis, bolas de vôlei e por fim a de críquete. Depois da socialização de vários arremessos nos cones e rebatidas entre eles com as diferentes bolas. Coloca- lós em duplas onde formaram um jogo de rebatida somente com as mãos, tendo ao centro da quadra uma rede adaptada somente com uma fita, tendo que passar por cima e a dupla podendo bater apenas duas vezes antes de jogar para o outro time, após esse jogo de interação com a classe trocaremos as duplas para que todos possam criar um âmbito de vivência de jogo com todos os alunos da classe.

Após essa atividade iniciará um jogo de rebatidas com os alunos, irei solicitar a eles que formem uma fila com quatro colunas, se posicionando na linha branca da quadra de vôlei, na outra ponta da quadra terá arcos pendurados, onde terão que arremessar por dentro do arco, já com a  bola de críquete, a coluna que conseguir arremessar mais bolas por dentro ganha.

Avaliação 

Avalia-los individualmente, refletindo sobre todo o processo de aprendizagem do críquete, os jogos vivenciados e a colaboração do trabalho em equipe. Criar uma roda de conversa onde os alunos possam contar seus principais momentos em cada passo da aprendizagem, o que mais lhe chamou a atenção e como foi sua superação diante dos desafios encontrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com