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PLANO DE AULA: JOGO DE FERRADURAS

Por:   •  26/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  802 Visualizações

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PLANO DE AULA

Tema: Esporte na Idade Média             

Subtema: Jogo de ferraduras

Escola: UFMS

Acadêmicos (a): Angela, Rafael, Rayane, Renata, Rodrigo, Rubens e Sirley.

Data: 20/01/2016        Horário: 07h00min as 07h50min

Quantidade de alunos: 22        Faixa Etária: 12 a 16  anos

Objetivo geral: inserção dos Esportes da Idade Média no âmbito escolar.

Objetivos específicos: Proporcionar visibilidade ao esporte, apresentar os conhecimentos básicos sobre o jogo de ferraduras, estimular o trabalho em equipe e contribuir para o desenvolvimento de movimentação, força, potência e arremessos.

Materiais utilizados: Quadra, bolas, cones, coletes, lençol e rede de vôlei.

Metodologia: Serão desenvolvidas atividades com demonstrações, para o conhecimento e a aproximação dos Jogos Populares e posteriormente a vivência à prática do mesmo. O método utilizado será a Família dos Jogos. Onde se baseia nas semelhanças estruturais dos jogos favorecendo a implementação das fases da aprendizagem em função da compreensão.

Desenvolvimento da aula:

Primeira parte:

INTRODUÇÃO – 5 minutos

Apresentação dos Jogos Coletivos, onde surgiu, suas regras básicas.

Segunda parte:

AQUECIMENTO: 15 minutos

Pega-pega Coletivo: O objetivo nessa brincadeira e pegar o máximo de fugitivos para tornarem pegadores.  O Pegador terá que pegar o maior número de pessoas, apenas tocando na pessoa, a pessoa pega pelo pegador passará a ser pegador. O jogo acaba até todos os participantes forem pegos.

Terceira parte: desenvolvimento

ATIVIDADE 1 – 05 minutos

Queimada: O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
              Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário.
              A partida do jogo é iniciada com o apito do instrutor, assim um jogador do partido a quem coube à bola arremessa-a ao campo adversário com o objetivo de atingir, “queimar”, algum jogador adversário. 

ATIVIDADE 2 – 5 minutos

         Bandeirinha: Formam dois grupos ou dois times, com o mesmo número de crianças. Podem ser do mesmo sexo ou não. Uma linha é traçada dividindo os dois campos. É fixada uma bandeirinha (que pode ser também um pedaço de pau) em cada campo.

          As duas bandeirinhas ficam na mesma distância da linha central. 
Depois disso, começa o jogo quando os membros dos grupos tentam entrar no campo do outro, tentando trazer da bandeira para o seu campo. O time que conseguir primeiro é o vencedor.

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