TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Esportes Coletivos

Por:   •  22/10/2018  •  Dissertação  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Glauco Hoschett Morales

Esportes Coletivos

Futebol

Atividade de Portfólio 7ª semana da Disciplina de Esportes Coletivos professor Marcel Frezza Pisa.

 

Santo André

2017

1) O nascimento do futebol no Brasil, ocorreu através de Charles Miller, que trouxe da Inglaterra em 1894. No início as regras eram muito diferentes das atuais, e com a popularização da modalidade e a mesma sendo introduzida começando a fazer parte da educação nas escolas e universidades houve a necessidade de padronização das regras. Em sua criação era permitido, por exemplo, tocar a bola com as mãos, não havia goleiros, não havia delimitação de altura dos gols ou de marcação de passes. Após a implantação da padronização das regras foi inserido o tempo de partida, pênalti, impedimento, árbitro e sendo assim evoluindo e se adaptando até as regras que temos atuais.

2) O futebol daquela época traz semelhanças do futebol atual em aspectos básicos, como dois times com grupos de pessoas diferentes, uma bola sendo disputada por esses grupos, o campo, o pênalti, mas o que mais se ressalta entre as semelhanças é simplicidade onde os jogos não tem muitos regras a serem seguidas. Onde se joga por prazer, sem se parecer muito com o futebol oficial, sem juiz para apitar, sem delimitações no chão ou de passes, um jogo por lazer, seja numa escola, num campo simples, ou entre amigos, que pode ocorrer em qualquer lugar, sem grandes exigências técnicas. Já as diferenças se tornam mais evidentes, pois hoje não se joga sem goleiros, o toque com as mãos não é permitido, os gols não tinham delimitação de altura pelo fato de não terem goleiros, enfim coisas que já fazem parte até mesmo de uma partida mais popular atualmente.

3) Pessoalmente acredito que antigamente a questão do racismo era uma triste realidade, que era um problema cultura muito sério em nível global. Tratando de futebol, havia sim o preconceito e o racismo era evidente no esporte, mas hoje em dia é comum ter jogadores negros e de qualquer outra etnia nos mais diversos times do futebol mundial, sendo que muitos dos grandes jogadores do mundo são negros.

Em minha opinião o racismo ainda é uma questão que acaba tendo episódios lamentáveis no cenário mundial tanto no futebol como no dia a dia das pessoas, mas acredito que hoje o problema do racismo é uma questão de falta de consciência e posicionamento errôneo por parte da sociedade, hoje em dia "cria-se" racismo, como por exemplo, as cotas raciais, às vezes até os próprios negros são preconceituosos. Então acredito que hoje o racismo ou o preconceito é uma questão da sociedade sobre falta de amor ao próximo e carência de valores, somos todos seres humanos e devemos entender que somos iguais, mas a diversidade é que nos faz únicos da beleza para a vida, e eu acredito plenamente que o futebol pode ser instrumento e ter um forte papel para o entendimento dessa realidade.

4) Acredito que o conceito de política "pão e circo" é um mal cultural histórico da humanidade desde os tempos antigos, por exemplo no Império Romano tinham os jogos no Coliseu onde os gladiadores lutavam até a morte e o povo amava isso.
Hoje na atualidade eu acredito que pelo fato do futebol ser um belo esporte que encanta a todos, no mundo todo, mas especialmente em nosso Brasil ele é sim usado como tática de política "pão e circo" para alienar a população e fazer com que a grande massa não enxergue os problemas socioculturais e políticos. Todos buscam um grande espetáculo para distrair-se e esquecer os problemas cotidianos, e não há nada de errado nisso, contanto que as pessoas não se iludam. E o problema é que no Brasil o povo se iludiu e fecha os olhos diariamente para nossa atual situação, chegando ao ponto de termos em maioria em nosso país um povo que se tornou gado, massa de manobra, onde se corrompeu a moral e os valores. E assim estamos na situação que estamos no "país do futebol" que, diga-se de passagem, perdeu até o seu futebol mundialmente respeitado, não por causa da política "pão e circo", mas pelo povo que luta contra a corrupção só quando não faz parte ou está nos "esquemas" dela.

5) A profissionalização do futebol na década de 30, foi responsável pela popularização do esporte que tornou-se um fenômeno social, o que proporcionou que o futebol praticado nos gramados e clubes da elite fosse realizado nas ruas das cidades, em várzeas e praias por meio das "peladas", o que garantiu um movimento de construção da identidade nacional, que graças a popularização as pessoas se socializaram mais, e a ascensão do futebol brasileiro trouxe o reconhecimento e a atenção mundial para o cenário brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com