TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Esporte Coletivo Volei e Futebol

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

                   

Disciplina:

Futebol e Voleibol

Tutor:  Jhony  

RA:

8041970

Aluno(a):

LARISSA MEDEIROS DE MEIRELES

Turma:

DGEFB1702VITA0S

Unidade:

6°SEMANA

Atividades

1- Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

  Primeiro registro do futebol vem de habitantes de várias cidades inglesas que saíam à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses, em 1175. A bola simbolizava a cabeça de um invasor. Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular. Com a criação e padronização das regras em nível mundial houve muitas mudanças, pois há muitos anos atrás era permitidos toques com as mãos e por qualquer jogador, goleiros não existiam, nem o passe para frente e os gols sequer eram delimitados em sua altura, com as mudanças das regras os jogos passaram de 13 para 17 jogadores, o impedimento, o árbitro, o tempo e o pênalti foram introduzidos e algumas regras antigas melhoradas pra se obter as regras que existem até os dias de hoje.

Na China Antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês. Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra.

No Japão antigo era praticado um jogo entre árvores com contato físico proibido entre os jogadores com uma bola feita de fibra de bambu. Na Grécia antiga 100 a.C jogavam o Epyskiros em um terreno retangular com 9 jogadores em cada lado. Na Itália era jogado com 27 jogadores em cada lado chamado Harpastum, constituída por atacantes e defensores, um jogo onde era utilizado socos, pontapés e rasteiras, sendo assim, o jogo se tornou proibido pelo Rei Eduardo Segundo. Participantes da nobreza por gostarem de praticar tal jogo, resolveram reunir-se e criar uma nova versão do esporte, mas sem violência.

Na Inglaterra era praticado o Ludus Pilae, jogo considerado bruto e que devido a brutalidade em 1314 passou a ser proibido na Inglaterra. Até que os estudantes da Universidade de Cambridge no final do século XIX se reuniram e criaram as 11 primeiras regras do jogo, onde algumas permanecem, até o futebol atual.

No dia 26 de Outubro de 1863 na Taberna Freemason, em Great Queen Street, Londres, onze clubes e escolas criaram as bases para as regras que hoje regem o futebol. Fundando-se assim a “Football Association”. A partir disto, no ano de 1866 foi criado a International Board com o intuito de estabelecer e mudar as regras do futebol.

2- A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

Charles William Miller, transformando-se no grande incentivador do futebol na capital paulista. No final do século 19 e início do século 20, o futebol já acumulava adeptos e praticantes, especialmente os jovens da elite econômica em São Paulo e no Rio de Janeiro. No princípio, o futebol apresentou um caráter essencialmente elitista. Na Torcida os homens vestiam-se de ternos, chapéus e traziam bengalas; as mulheres usavam vestidos longos com mangas até o punho. Como as pessoas de classes sociais mais baixas não podiam frequentar os mesmos espaços que as pessoas das classes sociais mais altas, foram criadas as "gerais", que eram espaços destinados aos "pobres".

As semelhanças do futebol trazido ao Brasil com o praticado atualmente, são elas, o campo, o tempo, o pênalti, mas a maior semelhança são aqueles jogos onde o intuito era a diversão e sem muitas regras que ainda é praticado por grupos de amigos, na escola, ou no campo do bairro que mudam as regras do jogo e fazem as próprias regras que o grupo de jogadores determina. Já as diferenças em relação com hoje é que não havia goleiros, toque com as mãos eram permitidos por qualquer jogador, não havia os passes para frente e os gols sequer eram delimitados em sua altura pela falta dos goleiros

  No dia 26 de outubro de 1863Ebenezer Cobb Morley reuniu-se com 12 representantes de clubes ingleses, para finalmente definir as regras que o esporte teria, nesse encontro ficou marcado o nascimento oficial do futebol.
Em 1886, foi criada a instituição International Board, que teve como objetivo unificar as regras entre as federações de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda, um grande passo para a padronização das regras a nível mundial do esporte

3- Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?  As primeiras evidências de racismo no esporte estiveram presentes numa fase muito importante de sua história: a passagem do amadorismo para o profissionalismo. Paradoxalmente, essa transição no esporte foi marcada pelo ingresso de atletas pertencentes às classes populares, proletarizadas, constituídas especialmente por negros e mestiços nas equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com