TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Futebol e Esportes Coletivos

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 4

Paulo Gustavo de Gusmão Lopes e Pinheiro - RA 8001451

Turma: Educação Física (Bacharelado) - DGEFB1601TGTA0S

Portifólio Futebol – 2º Ciclo de Aprendizagem

Atividade de Portfólio 6ª semana da Disciplina de Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol professor Esp.  Marcel Frezza Pisa.

 

Brasília - DF

2016


1) Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

Resposta: O futebol não foi inventado e sim criado  a partir de vários jogos praticados com bola por diversos povos, países e em épocas diferentes. O esporte teve grande influência da China, Japão, Grécia, Itália, Inglaterra e França. Mas foram os ingleses que ficaram com o título de criadores do Futebol na Idade Moderna, pois os britânicos institucionalizaram o jogo criando suas primeiras regras em manuais de conduta desportiva.

2) Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

Resposta: O futebol chegou ao Brasil no final do século 19 trazidos por marinheiros ingleses, tripulantes de navios mercantes a partir de 1864. Oficialmente, a entrada do futebol – estabelecido de acordo com as regras do Football Association – como elemento integrante da cultura corporal de movimento do Brasil ocorreu em 1894, quando Charles William Miller (1874-1953), brasileiro de descendência inglesa, volta de seus estudos na Inglaterra e traz consigo uma bola de futebol e alguns uniformes para a prática do jogo, transformando-se no grande incentivador do futebol na capital paulista.

3) No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se à certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos.

Resposta: Esta afirmação está incorreta, o racismo era forte e a separação dos jogadores era grande devido a sua classe social e cor de pele. Não existiu essa igualdade momentânea, porém o futebol por ser um esporte de regras simples se popularizou entre os operários das fábricas como citado por Aquino (2002, p. 32) A prática do futebol contou com o fato de serem poucas e simples as regras do jogo. Qualquer um, inclusive indivíduos dos segmentos pobres e não alfabetizados da sociedade, poderia praticá-lo facilmente segundo as regras. Bastava dispor de uma bola, de couro ou de pano, para animar um racha. O campo podia ser um terreno baldio, uma várzea, uma praça ou uma rua. A relação do futebol antigo com o futebol praticado atualmente, é que ainda existe racismo por parte de alguns torcedores, mas por outro lado tornou-se um esporte democrático por selecionar jogadores pelo talent e não pela sua classe social, raça ou cor. Um exemplo é o comércio de jogadores internacional (brasileiro jogando no exterior e vice-versa).

4) Qual a importância do futebol na vida do brasileiro?

Resposta: O futebol no Brasil é uma paixão nacional e a sua importância e influência cultural é tamanha “fazendo com que crianças, independentemente do sexo, mesmo antes de nascerem, já tenham um nome, uma religião e um time destinados a torcerem” (DAOLIO, 1989). Toda essa paixão corresponde a um universo de valores como cita Pereira (1998):

  • sua ludicidade intrínseca;  
  • fator clima que permite sua prática durante todo o ano;  
  • a ausência de outra forma cultural e de outro esporte que se prestasse à recreação com tal singeleza;  
  • a colaboração dos meios de comunicação.  

Daolio (1989, p. 59), por sua vez, aponta quatro fatores:  

  • a busca da igualdade existente no futebol, sem deixar de reconhecer as diferenças econômicas; o "futebol em si é um exercício da igualdade";
  • o futebol ser praticado com os pés, sendo interessante uma comparação com a capoeira, com o samba e cer- tas danças rituais indígenas, atividades essas que têm nos pés um aspecto preponderante;  
  • a importância e a necessidade do drible, no sentido de vencer os obstáculos e alcançar o objetivo máximo que é o gol;  
  • a livre expressão individual.  

5) Cite os fundamentos técnicos do futebol e dê um exemplo de uma situação na qual os jogadores utilizam esse fundamento durante o jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com