TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Antropologia

Por:   •  5/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  2.887 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

DAIENE FERNANDES DOS SANTOS CANHADA – 1188574  

PORTFÓLIO

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina Antropologia, Ética e Cultura como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Claudemir Gonçalves de Oliveira.

CLARETIANO ARAÇATUBA - SP
2016

Atividade no Portfólio

Conforme estudamos: "Scheler (1989) classifica os valores em: Úteis: conveniente, inconveniente [...] Vitais: forte, fraco [...] Lógicos: verdade, falsidade [...] Estéticos: belo, feio [...] Éticos: justo injusto [...] Religiosos: profano, sacro [...]" (DANIEL; SCOPINHO, 2013, p. 183). Também estudamos que: "O que dá sentido à existência é a capacidade espiritual que possibilita lutar por uma causa nobre, um ideal, uma ilusão" (DANIEL; SCOPINHO, 2013, p. 171).

Contudo, somos confrontados com as necessidades biológicas, como comer e beber, e igualmente com o sistema econômico capitalista dentro do qual podemos suprir essas necessidades. Assim, muitas vezes os valores econômicos são postos à frente em nossas prioridades, a fim de garantir a nossa sobrevivência física, enquanto os valores espirituais e, portanto, metafísicos são deixados em segundo plano, apesar de serem estes que atribuem sentido pleno à vida. O resultado desta situação é que atribuímos diversos valores que não são espirituais às coisas e situações que passam pela nossa vida, de modo que podemos estar cada vez mais esvaziados de sentido de existência.

Posto isso, para a realização desta atividade, você deve assistir à sequência de encerramento do filme O grande ditador (Chaplin, 1940 – disponível com legendas em português em e na versão dublada em português em. Acessos em: 2 dez. 2015), em que o personagem Barbeiro / Carlitos faz um discurso humanista.

Após assistir ao filme e estudar o conteúdo indicado, você deverá descrever quais são os valores espirituais que o discurso relaciona. Da mesma maneira, faça uma lista dos desafios humanos que o discurso descreve e que, mesmo hoje, mais de 70 anos após o lançamento do filme, ainda precisam ser superados pela humanidade, conforme disposto a seguir:

Valores espirituais que o discurso relaciona

Desafios humanos que o discurso descreve

Levando em consideração o material estudado, percebemos como os valores espirituais são importantes para compreender o discurso analisado. Todo o sentimento demonstrado não só nas palavras dita, mas também nas pessoas que o ouviam em toda a parte do mundo.

Nota-se toda a emoção que é reproduzida nas palavras dele, mostrando indignação na maneira como a vida estava sendo conduzida, com muito mais valores materiais do que emocionais.

- Todos somo feitos para ajudar uns aos outros, ser felizes, porém deixamos esses valores de lado pela ambição e infelicidade alheia.

- Nos tornamos prisioneiros da busca continua da felicidade.

Temos o poder de criar maquinas e transformar vidas, porem pensamos demais e sentimos pouco, nos tornando mais sínicos.

Com tudo isso, ainda hoje possuímos desafios que foram listados há mais de 70 anos que estão longe de serem alcançados na atualidade, são eles:

- Não deixar e pessoas/ políticos ditem a maneira como devemos viver;

- Utilizamos dos recursos naturais com ganancia e cobiça de forma avassaladora, sem pensar no próximo;

Sabemos o caminho correto, porém ainda nos perdemos nele;

- Precisamos de humanidade, bondade, compreensão;

- Acima de tudo, embora o homem morra, a liberdade jamais perecerá.

Poderíamos listar vários outros problemas que ainda enfrentamos na sociedade atual, todos esses problemas advêm de problemas anteriores, onde escolhemos construir de maneira ilusória uma realidade que não existe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com