TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio - As Tendências pedagógicas

Por:   •  25/10/2017  •  Dissertação  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MICHEL CÍCERO DOS SANTOS

tendências pedagógicas

[pic 3]

Arapiraca/AL

2015

MICHEL CÍCERO DOS SANTOS

tendências pedagógicas

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II.

Professores: Mari Clair Moro Nascimento, Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

Arapiraca/AL

2015

SUMÁRIO

  1. Introdução ..........................................................................................................3

      2.  Tendência Pedagógicas Liberais......................................................................4

  2.1 Tendência Liberal Tradicional..................................................................................4

  2.2 Tendência Liberal Renovada Progressivista............................................................4

  1.  Tendência Liberal Renovada Não-diretiva...............................................................5

   2.4  Tendência Liberal Tecnicista..................................................................................5

       3. Tendências Pedagógicas Progressistas...........................................................6

   3.1  Tendência Progressista Libertadora.......................................................................6

 

   3.2  Tendência Progressista Libertária..........................................................................6

   3.3  Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos...........................................7

       4. Considerações Finais .........................................................................................8

  1. Referências Bibliográficas ..................................................................................9


  1.  Introdução

As Tendências Pedagógicas são de grande importância para a Educação, tendo como base as atuais que estão sendo discutidas e até mesmo em algumas intuições escolares estão sendo praticadas, são as tendências pedagógicas progressistas.

Formar docentes conscientes é fundamental para que os  mesmos mostrem aos educandos uma forma de ver a educação com o senso crítico, objetivando ter alunos autônomos, críticos, pesquisadores, criativos que busquem a inovação para beneficiar todo o conjunto escolar. Será abordado as diferenças de cada grupo das Tendências Liberais e Progressistas, com suas características e objetivos.

  1.  Tendências Pedagógicas Liberais

As Tendências Pedagógicas Liberais são aquelas tendências onde o professor se torna o centro da sala de aula, não tendo preocupação em transmitir o conhecimento e sim passar apenas o conteúdo. O docente acredita que o discente irá aprender somente escutando o que está sendo passado na aula. Há um limite, o aluno não tem a oportunidade de expressar suas ideias.

É um sistema ligado as atividades individualistas, priopiza no conteúdo sem ter um pensamento que possa abranger os assuntos. Acumula os saberes e é passado de geração em geração tornando assim um ensino não crítico.

  1. Tendência Liberal Tradicional

Ensinar na Tendência Tradicional é transmitir conteúdos. O professor está sempre a frente da sala verbalizando o conteúdo, pois ele acredita que para o aluno aprender precisar escutar o que ele está dizendo, acreditando que o mesmo irá  aprender memorizando e usa-ze o instrumento “prova” para verificar o quanto de conhecimento foi retido, ou seja, o quanto foi memorizado.

A tendência liberal tradicional parte do pressuposto de que o aluno deve ser preparado intelectual e moralmente para assumir seu papel na sociedade. Caracteriza-se por um ensino humanístico e cultural (LUCKESI, 2005; LIBÂNEO, 2006). Ensina todos da mesma maneira, utilizando muito material didático sem ter muita criatividade.

 

     2.2   Tendência Liberal Renovada Progressivista

Também conhecida como “Escola Nova” onde trata de mudar o rumo da educação tradicional, procurando dar ênfase as atividades dos alunos, com objetivo de não deixar o aluno ter uma posição passiva e passa a ser ativo, pois ele vai interagir com o meio.

O Docente passa ser o facilitador indicando as regras, tendo ideias de organizar as atividades e também o ambiente para que os discentes aos poucos venham a aprender, porém, o professor não indica os caminhos, ele dar pistas, deixando os mesmos buscando seus conhecimentos. Avalia as dificuldades dos educandos para orienta-los, observando neste contexto as diferentes formas de raciocínio para que sejam preparada as aulas de forma que seja beneficiente a todos.

     2.3  Tendência Liberal Renovada Não-diretiva

Diferente da Tendência Liberal Renovada Progressivista onde se volta ao desenvolvimento e o entendimento dos alunos. Na Liberal Não-diretiva tem como representante Carl Rogers que propõe um ensino voltado ao aluno no processo que ele mesmo precisa aprender e o professor é visto como facilitador, ou seja, organiza o espaço, as atividades também com o objetivo de deixar os alunos com harmonia ao ambiente e com a intenção de fazer com que os mesmos busquem seu próprio conhecimento.

Esta tendência está ligada aos aspectos psicológicos deixando os discentes em autonomia, então é uma pedagogia voltada as relações interpessoais. Não se preocupa em relações pedagógicas ou sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com