TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Disciplina de Atividades Aquáticas

Por:   •  29/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  1.140 Visualizações

Página 1 de 4

DARLAN WILLER BATISTA ROQUE

(ATIVIDADE DE PORTFÓLIO CICLO 2)

Atividade de PORTFÓLIO CICLO 2 da Disciplina de Atividades Aquáticas Profaº Ana Martha de Almeida Limongelli

 

Batatais

2019

Descrição da atividade


Anastasiou e Alves (2006, p. 83) afirmam que o mapa conceitual "consiste na construção de um diagrama que indica a relação de conceitos em uma perspectiva bidimensional, procurando mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes à estrutura do conteúdo". Considerando esta informação e as leituras realizadas, identifique a Manifestação Aquática mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar e trace suas relações sobre conceituação, funções e benefícios educativos, concepções de ensino, bem como, os pressupostos teórico-metodológicos sobre segurança no Nadar/Atividades Aquáticas. Depois, elabore um mapa conceitual. No final da produção, cite a referência das obras consultadas de acordo com as Normas da ABNT. Depois de concluir seu mapa conceitual, poste-o no Portfólio dentro do prazo oficial. 

        As atividades aquáticas podem proporcionar muitas vantagens aos praticantes, como o desenvolvimento das qualidades físicas, essas que foram aperfeiçoadas desde os primórdios para que o homem pudesse sobreviver, procurar alimentos e fugir dos perigos que enfrentava na terra. Assim, o meio aquático tornou-se de grande importância para aprimorar, principalmente, a resistência, a velocidade, a força, a agilidade e o equilíbrio do homem (KRUG; MAGRI, 2012). De acordo com Marín (2004), as atividades aquáticas diferenciam-se de quaisquer outras modalidades, pois favorecem um repertório bastante amplo independentemente da finalidade para a qual é utilizada, da faixa etária, biotipo físico e deficiência, podendo abranger os aspectos físicos, fisiológicos, cognitivos, psicomotores, sociais, afetivos e emocionais.

        Segundo Marín (2004), as principais vantagens em desenvolver uma proposta de atividades aquáticas no conteúdo da disciplina de Educação Física escolar são: ∙ Contribui no desenvolvimento das capacidades físicas básicas (força, velocidade, resistência e flexibilidade) de acordo com a idade dos alunos;

∙ Contribui em relação às qualidades motrizes: coordenação, equilíbrio, agilidade e habilidades básicas;

∙ Favorece o correto e harmônico desenvolvimento motor dos alunos;

∙ Possibilita melhoras em diversos parâmetros e elementos do organismo: construção muscular, configuração e mobilidade osteoarticular, engrossamento de tendões, aumento de reservas energéticas, melhora da resposta cardiovascular ao exercício (melhora da circulação sanguínea e das funções pulmonares);

∙ Desenvolve as funções intelectuais: análise, entendimento, decisão, memória;

∙ Melhora os aspectos volitivos: esforço, vontade, constância;

∙ Desenvolve as capacidades psicomotrizes: lateralidade, ritmo, percepção espacial e temporária, desenvolvimento do próprio esquema corporal, relaxação.

Com relação a um a atividade a ser desenvolvida em sala de aula, para trabalhar a manifestação aquática mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar, vi que a manifestação mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar é: atividades aquáticas.  

Quando a estrutura da escola inclui uma piscina é possível planejar aulas de educação física envolvendo a prática de manifestações aquáticas, como aquelas citadas por Borges e Lemos (2013), técnicas de natação e outras atividades lúdicas como pega-pega aquático, limpeza aquática, telefone submarino, entre outras. Considerando uma piscina com 15m de comprimento, oito metros de largura, profundidade de um e meio e quatro raias é possível desenvolver todas essas atividades.

Como proposta de aula para trabalhar a manifestação aquática nesse ambiente, temos: introdução ao nado crawl a partir de uma atividade lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com