TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Educação Ambiental

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

VANESSA KAROLAYNE OLIVEIRA DA SILVA – R.A. 8040182[pic 1]

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Trabalho apresentado  ao   Claretiano - Centro Universitário, para a disciplina de Educação Ambiental, como requisito parcial para obtenção de nota, ministrado pelo Profº. Danilo Aqueu Rufo.

PALMAS-TO
2018

Portfólio Educação Ambiental.

  1. Qual a importância da Educação ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras?

Importante ressaltar que a Educação ambiental é um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade. Por tanto a Educação ambiental é base sólida para presentes e futuras gerações que tanto buscam o crescimento de forma moderada, mais para termos uma sociedade conscientizada, de modo que, cada um possa contribuir para o desenvolvimento sustentável na qual é a integração entre os meios econômicos, sociais e ambientais precisamos de mais políticas publicas e utilizar os recursos presentes, respeitando o ciclo natural de forma que as futuras gerações não sejam afetadas com a falta desses recursos. Baseado nesse contexto é claro a influência que a educação ambiental proporciona aos cidadãos. A sobrevivência humana sempre encontrou-se interligada ao meio natural. Entretanto, o padrão de desenvolvimento fundado no acúmulo de capital faz com que haja uma apropriação abusiva dos recursos naturais, provocando um desequilíbrio na relação do homem com o meio ambiente. Esse processo de degradação compromete a qualidade de vida, especialmente nos países mais desenvolvidos, uma vez que as políticas públicas geralmente não tratam os problemas ambientais de forma prioritária e emergencial. Como resultado desse quadro vemos o aumento da proliferação de doenças, a exposição da população à miséria, a um ambiente insalubre e degradado, o que vem a ferir alguns dos principais direitos constitucionais do cidadão, tais como a dignidade da pessoa humana, a saúde e o direito a um meio ambiente equilibrado, que garanta a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

  1. Relate uma situação de degradação ambiental próxima do seu entorno (bairro, cidade) em que a Educação Ambiental poderia auxiliar na solução do problema. Elabore um texto de uma lauda.

QUEIMADAS.

Hoje minha cidade sofre uma degradação ambiental muito grande as queimadas, na qual são muito provocadas pela própria população e pela poluição em si, estamos em um período muito seco, com altas temperaturas chegando a 41° graus. A cidade fica coberta por nuvens de fumaça, pois a região e rodeadas de cerras na qual estão todas degradadas pelo fogo, e o tempo muito seco não ajuda muito. E Quanto maior a proximidade da queimada, geralmente é maior o seu efeito à saúde, na qual estas queimadas estão provocando um índice enorme de doenças são elas infecções do sistema respiratório superior, asma, bronquite, conjuntivite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, alergia e vermelhidão na pele, e desordens cardiovasculares. O clima na qual vivemos já requer bastante cuidado, com as queimadas devemos ter uma atenção ainda maior, para que possamos nos manter saudáveis. Além de ser prejudicial à saúde contribui para morte de microorganismos e a conseqüente desestruturação dos solos, ocasionando a desertificação, a perda da biodiversidade, além de contribuir com o efeito estufa, segurança alimentar, hídrica, energética, ecológica, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (527.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com