TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ergonomia Resumo

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Ergonomia e Ginástica Laboral

Resumo aula prática

Adailton lima Ferreira Júnior

RA: 8083052

Educação Física (Bacharelado)

Turma: DGEFB1802PAMA0S

Prof.: Marilia de Carvalho Almeida

2021

Palmas – TO

RESUMO

O tema abordado é doenças ocupacionais e ginastica laboral de modo que o conteúdo está também ligado de certo modo com a ergonomia, onde a ergonomia trata de adaptar o trabalho ao homem; tendo em vista também seus princípios que são segurança, saude, eficiência e conforto. Doenças ocupacionais, para que possemos entender devemos dentro de seus conceitos e princípios devemos primeiramente entender conceitos de saude doença ao qual doença e um conjunto de alterações especificas que alteram o estado de homeostase de um individuo ao qual sai de sua normalidade e saude é o contrário do exposto onde o organismo este está em homeostase, ou seja, com o funcionamento de seus sistemas normais tanto físicos quanto psíquicos.

Ao trazermos esse conceito de saude para o âmbito de doenças ocupacionais notasse um aumento de doenças do CID F relacionadas a problemas mentais e psicológico gerados em decorrência de seus postos de trabalho.

Temos sempre que observar as dimensões dos trabalhadores pois as doenças ocupacionais afetam o físico o psicológico e o social destes indivíduos dentro de suas atividades.

Onde estas doenças são consideradas “acidente de trabalho” conforme lei 8213/91, artigo 20.

A partir deste entendimento temos as doenças profissionais quais estão ligadas diretamente a atividade que o indivíduo realiza laboralmente já as doenças relacionadas ao trabalho estão ligadas a associação de fatores individuais psíquicos e sociais.

As doenças mais comuns deste contesto são LER E DORTS.

Ao observarmos todas essas alterações temos que ter em mente quem é o responsável por identificar esses fatores? é a ergonomia através de uma intervenção ergonômica.

Dentro destes contextos temos também os riscos ergonômicos que nada mais são que condições que ameaçam a integridade a saude e o bem-estar físico e psicossocial do indivíduo, esses riscos ainda podem ser subdivididos em categorias de fatores de risco.

Onde são classificados em A fatores de riscos individuais e ou pessoais, B fatores de riscos psicossociais e ou organizacionais, C fatores de riscos físicos e biomecânicos.

Tendo isso em mente é possível identificar através de sinais e sintomas doenças ocupacionais como LER e DORTs, sendo de fundamental importância esses conhecimentos pois através da identificação destes sinais e sintomas pode se aí então se desenvolver uma intervenção ergonômica bem planejada e sistematizada.

Essa interação também é dividida em estágios sendo eles 1 identificação de fatores de risco do ambiente como relação a lesão, 2 avaliações dos riscos através de técnicas e métodos, 3controle dos riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com