TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de ergonomia Introdução à Ergonomia: da prática à teoria.

Por:   •  13/1/2017  •  Bibliografia  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  2.228 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo 1 – Disciplina Ergonomia

1- ABRAHÃO, J. I.; SZNELWAR, L.; SILVINO, A. M. D.; SARMET, M. M.; PINHO, D. L. M. Introdução à Ergonomia: da prática à teoria. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2009. 

Capítulo 1, p. 17 a 25.

2- O capitulo tem por objetivo, conceituar a origem da palavra ergonomia e descrever sua história, para que possamos compreender a relação entre as necessidades do mundo do trabalho e as respostas teórico-metodológicas e soluções construídas pelos ergonomistas. Tambem aborda que a ergonomia pode ser entendida como uma disciplina que tem como objetivo transformar o trabalho, em suas diferentes dimensões, adaptando-o às características e aos limites do ser humano.

3- Com o conceito de Ergonomia é apresentado o objetivo central desse estudo (ou disciplina) e as transformações que aconteceram ao longo da história da ergonomia.

Portanto foi apresentado como tudo começou e como foi sendo formalizado no decorrer do seu desenvolvimento. Mesmo com o aumento da automação (que podemos pensar, equivocadamente, uma redução de ativida física) encontramos tarefas altamente repetitivas e intensivas no gesto de produção que convivem com essas ações de controle de processo.

Por fim, se discute que as mudanças tecnológicas intensificação o trabalho e exigiu novos meios de controle dos trabalhadores.

Hoje, a ergonomia se transformou em instrumento que pode ser apropriado pelos mais diferentes atores sociais, como os profissionais diretamente ligados às questões do trabalho, engenheiros, médicos, psicólogos, administradores, sociólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros. Além disso, se tornou um instrumento para embasar ações de sindicatos de trabalhadores, de organizações patronais de instituições do Estado, quando se busca transformar e adequar o trabalho.

4- Podemos observar que a ergonomia adota noções de variabilidade, distinção entre tarefa e atividade e regulamentações. Assim, cada vez mais, não se tolera um trabalho que não respeita as nossas limitações, nem contempla as nossas capacidades. Esse texto apresenta a importancia da ergonomia no estudo sobre as situações de trabalho, suas características e implicações sobre o bem-estar, segurança e produtividade dos indivíduos.

5- Podemos afirmar é que a Ergonomia vai além de uma necessidade puramente teórica ou formal. Ela Apoia em métodos e técnicas de análise própria e busca respostas aos problemas resultantes da inadequação dos artefatos, da organização do trabalho e dos ambientes ao modo de funcionamento humano

Alem disso, nos primórdios de sua história a ergonomia preocupou-se em desenvolver pesquisas e projetos voltados para a aplicação de conhecimentos já disponíveis em fisiologia e psicologia e também para o estudo do dimensionamento humano, custo energético, visando à concepção e definição de controles, painéis, arranjo do espaço físico e dos ambientes de trabalho.

6- Como Engenheiros de Produção, temos nosso conhecimento de ergonomia e temos o dever de contribuir na concepção de sistemas de trabalho que favoreçam o desenvolvimento das competências e que assegurem a saúde dos trabalhadores e a segurança operacional. Alguns pontos que devemos considerar: Insalubridade; Condições de trabalho; Dimensionamento dos homens e equipamentos; Adaptação de ferramentas e instrumentos de trabalho; Organização do trabalho; Variabilidade dos homens, equipamentos e matéria-prima.

Capítulo 6 Método, p. 179-187.

2- O objetivo do texto lido é apresentar o Método da Análise Ergonômica do Trabalho, AET,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com