TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Filosofia e Sociologia Aplicada a Saúde

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito sociológico de saúde

Atualmente a sociologia baseia se no conhecimento cientifico fazendo uso da metodologia da ciência social como pesquisa, a objetividade, as entrevistas e os questionários diferenciando dessa forma o ser sociológico do ser biológico.

Desigualdade social

São como se fossem divisões na nossa sociedade principalmente se dividindo por classes sociais, por exemplo a desigualdade em saúde tem como base as desigualdades socioeconômicas, e a distinção no controle de recursos fundamentais para vida social causando conflitos entre os estratos sociais, uma vez que tais recursos podem ser adquiridos, como os planos de saúde, afetando diretamente a vida das pessoas uma vez que ha uma limitação no acesso aos serviços de saúde. As vantagens de alguns grupos sobre outros, causa a exclusão, o que os afeta em todos os âmbitos da vida social.

Raça

Raça podemos considerar uma categoria das espécies de seres vivos, são como se fossem traços biológicos de cada um , utilizada pela biologia como forma de classificação. Em termos sociais, o uso do termo raça é usado enquanto senso comum para determinar grupos étnicos a partir de suas características genéticas.

Etnocentrismo

É um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. É como se fosse um certo tipo de julgamento de uma sociedade e cultura em relação a outras diferentes desconsiderando assim a diversidade na forma de organização e de valores culturais.

Biopoder

Referir-se à um certo poder de natureza em relação ao corpo populacional, prática dos estados modernos e sua regulação dos que a ele estão sujeitos por meio de uma explosão de técnicas numerosas e diversas para obter a subjugação dos corpos e o controle populacionais. É uma das principais características da sociedade moderna urbana atualmente

Conceito sociológico de corpo

O corpo se revela com produto da sociedade, mas também como construtor de sentidos e significados culturais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. São Paulo: Vozes, 1986.

BOTTOMORE, T. B. Introdução à Sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1997.

GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1974.

NUNES, E. D. Sobre a Sociologia da saúde: origens e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 1999

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com