TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de História da Educação Física

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: História e Teoria da Educação Física

Tarefa: Atividade do ciclo 3

Nome: Jéssica Daniele do Carmo Cicarone

RA: 8029894

Turma: DGEFB1701RCOA0S

Parecer do Tutor:

Descrição da atividade:

De acordo com o estudo realizado na Unidade 2, elabore um texto de no máximo duas laudas, caracterizando as principais práticas sociais relacionadas à Educação Física e como estas práticas podem ser trabalhadas no cotidiano profissional do Licenciado em Educação Física e do Bacharel em Educação Física, utilizando predominantemente o material oficial indicado.

LAZER E RECREAÇÃO


O conceito da recreação que surgiu no final do século 19 tem a finalidade de oferecer distração as pessoas e usufruir da natureza. Com o aumento da industrialização a recreação deixou seu conceito e dessa forma surgiu o conceito de lazer. Segundo Dumazedier (1975) o significado de lazer é a prática de uma atividade física, leitura de um livro, assistir um filme, pescar com os amigos etc, desde que seja feito com satisfação e espontaneidade.


BRINCADEIRA E JOGO


De acordo com os estudos feitos por Sociologia do Esporte (HELAL, 1990), a brincadeira se identifica por ser uma atividade, espontânea, voluntária, sem regras fixas, prazer e diversão. Já no jogo tem regras fixas, é menos espontâneo, e também busca prazer e diversão.


ESPORTE

Para Helal (1990), diferente de um jogo, o esporte é uma atividade de competição e que incluem habilidades físicas importantes e uma organização maior e mais burocrática. Para Tubino (2001) o esporte pode ser utilizado não somente como atividade física de competição, mas também pela sociedade como esporte-educação, esporte-participação e o esporte-performance.


DANÇA


A dança é uma das manifestações mais antigas de expressão corporal, e que se desenvolveu para a comunicação e expressão do ser humano na antiguidade. Para Mendes (1985) a dança é a movimentação e gestos do corpo  com ritmos que traduz as emoções e sentimentos.



A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA LICENCIATURA E NO BACHAREL


Todos os conceitos citados acima podem ser utilizados pelo profissional da educação física na licenciatura e no bacharelado, porém devem ser moldados de acordo com a faixa etária dos alunos, ou o público que será atendido nas academias e estúdios personalizados. Escolhi discorrer sobre a dança, que atualmente está crescendo nas academias e vem conquistando o público masculino e principalmente o feminino. No ato de um profissional bacharelado, a prática desta atividade hoje já é bastante vista e utilizada não só de forma lúdica, mas também como uma atividade de condicionamento físico e emagrecimento. Como exemplo temos a zumba, onde são realizados movimentos para fortalecimento dos músculos no ritmo da música proposta pelo professor. Já na prática profissional de um licenciado a dança pode ser lecionada para que os alunos conheçam a origem e o motivo do seu surgimento. E de forma pedagógica podem ser trabalhados na prática os ritmos estudados e a expressão corporal, fazendo com que os alunos criem certa autonomia na elaboração de movimentos corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (105.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com