TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Educação Ambiental

Por:   •  3/12/2016  •  Artigo  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  6.141 Visualizações

Página 1 de 3

Bioquímica e Farmacologia

Com base nas leituras propostas nas Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:

1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo

humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses dife-

rentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.

Prepare a atividade no Word, com no mínimo uma e no máximo três páginas (fonte 12,

espaço simples, qualquer tipo de letra).

O sangue de um humano para ser considerado saudável deverá ter um pH de 7,35 a 7,45 e contém cerca de 90 a 95% de água.

O corpo humano tenta sempre manter o pH sanguíneo dentro destes valores, para isso extrairá minerais do organismo para manter o pH. Não conseguindo equilibrar o pH, o nosso corpo torna-se ácido e propenso à infestação por parasitas e todos os males que eles trazem.

O organismo utiliza três mecanismos para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Em primeiro lugar, sob a forma de amônia os rins excreta o excesso de ácido. Os rins possuem uma capacidade determinada de alterar a quantidade de ácido ou de base que é excretada, porém, geralmente, esse processo demora vários dias. Em segundo lugar, o corpo utiliza soluções tampão1 do sangue para se defender contra alterações súbitas da acidez. O tampão mais importante do sangue utiliza o bicarbonato (um composto básico) que se encontra em equilíbrio com o dióxido de carbono (um composto ácido). Mais bicarbonato e menos dióxido de carbono são produzidos á medida que mais ácido ingressa na corrente sanguínea.

À medida que mais base entra na corrente sanguínea, mais dióxido de carbono e menos bicarbonato são produzidos. Nos dois casos, o efeito sobre o pH é minimizado. O terceiro mecanismo de controlo do pH do sangue envolve a excreção do dióxido de carbono. O dióxido de carbono é um subproduto importante do metabolismo do oxigênio e, consequentemente, é produzido constantemente pelas células. O dióxido de carbono é transportado pelo sangue até os pulmões, onde é expirado. No cérebro existem centros de controle respiratório que regulam a quantidade de dióxido de carbono que é expirado através do controle da velocidade e profundidade da respiração.

A concentração de dióxido de carbono quando a respiração aumenta, diminui e o sangue torna-se mais básico. Quando a respiração diminui, a concentração de dióxido de carbono aumenta e o sangue torna-se mais ácido. Através do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, os centros de controlo respiratório e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto. Uma alteração em um ou mais desses mecanismos de controlo do pH pode produzir uma das principais alterações do equilíbrio ácido-base: a acidose ou a alcalose. A acidose é uma condição na qual o sangue apresenta um excesso de ácido (ou uma falta de base), acarretando frequentemente uma redução do pH sanguíneo.

Portanto um pH levemente alcalino do sangue será de grande importância  pois aumenta a oxigenação das células e sendo assim promove o melhora da imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem vivos. Sendo assim, é de suma importância beber água e ingerir alimentos com um pH neutro ou levemente alcalino para que o nosso corpo mantenha o seu pH nos níveis adequados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (391.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com