TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Educação Física

Por:   •  3/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                          [pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

BASES PEDAGÓGICAS

Marcos Eduardo de Araujo

Curso do Centro Universitário ETEP

em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Curso: Educação física licenciatura

Data de início no curso: 17/04/2023

Data de envio do trabalho: 03/07/2023

RESUMO

A educação inclusiva é tão importante, que todos os cursos de licenciatura, possuem uma disciplina própria, que busca por uma prática educadora renovada, que contemple as necessidades educacionais de todos os alunos. Este trabalho, com base em pesquisas realizadas no ambiente virtual e outras fontes, refletem sobre a temática, destacando importância da inclusão de pessoas dwficiêsntes no âmbito escolar, no contexto de uma educação pautada no respeito às adversidades. Nos últimos anos, as propostas para a educação de alunos com algum tipo de deficiência tiveram grande evolução, graças às mudanças na legislação brasileira, diante disso, todos os envolvidos no processo educacional foram convocados a repensar posturas, espaço e técnicas para garantir a acolhida, a convivência e o aprendizado de alunos com deficiência nas escolas regulares

Palavras-chave: Educação inclusiva; deficiência; inclusão .

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho teve como sugestão a disciplina fundamentos da educação inclusiva.

A educação de qualidade para todos consiste na aceitação e valorização das diferenças. Não somente nisto, mas, como também, num redirecionamento da escola para a inclusão desses alunos, tendo em vista que, o direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional.

Um dos fatores desta valorização se dá mediante resgates dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir.

Sabe-se que uma sala de aula é composta por alunos que apresentam características distintas isso gera um desafio para escola em oferecer uma educação inclusiva de qualidade, considerando que cada um apresenta um conjunto de valores e informações que os torna únicos e especiais.

Com isso, constitui-se uma diversidade de interesses e ritmos de aprendizagem que conduzem a escola para um trabalho multidisciplinar e possibilita um trabalho inclusivo no qual se constrói um novo conceito do processo ensino-aprendizagem, eliminando definitivamente o seu caráter excludente, de modo que sejam incluídos neste processo todos que dele, por direito, são sujeitos.


2 REFERENCIAL TEORICO

No contexto inclusivo, a escola deve buscar alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes no seu interior. Desta forma, pode-se contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva compromissada com as minorias, cujo grupo inclui as pessoas com deficiência.

A proposta de educação inclusiva (1996) recomenda que todos os indivíduos com deficiência sejam matriculados em turma regular, baseando-se no principio de educação para todos.

Verificando a atual realidade, fazendo um paralelo entre a teoria e a prática, isto é, a legislação vigente, os referenciais e o cotidiano dos alunos no ensino regular.

[...] que a inclusão de indivíduos com necessidades educacionais

especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na sua permanência junto aos demais alunos, nem na negação dos serviços, especializados àqueles que deles necessitam. Ao contrário, implica numa reorganização do sistema educacional, o que acarreta a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais na busca de se possibilitar o desenvolvimento cognitivo, cultural e social desses alunos, respeitando suas diferenças e atendendo às suas necessidades (GLAT; NOGUEIRA, 2002, P.26)            

Sabe-se que, as políticas de educação especial no Brasil atualmente estão procurando assumir uma pratica democrática com atributos políticos voltados para a realização humana, adotando orientação inclusiva. Carvalho (2010) caracteriza a educação inclusiva mais como política do que institucional. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino faz-se com que essa dimensão política seja transformada em dimensões além de padrões e fórmulas.  

De acordo com carvalho (2010), é possível reconhecer a importância da cultura na escola, conferindo a esta dimensão, um tempo e um espaço para que crie o consentimento de toda a comunidade de aprendizagem que a escola é, a partir da vontade livre de cada um de seus integrantes. Nesse mesmo contexto, pode-se evidenciar uma relação distinta entre inclusão e de incluir.

Através de um olhar pedagógico e estimulador em torno das dimensões, a escola pode se tornar um espaço inclusivo, democrático, socializador, que estimule relações e modelos de saberes.

Com isso torna-se necessário analisar e examinar as singularidades e a subjetividade de seus projetos políticos pedagógicos, a escola ainda mão promove dialogo, interatividade ou propostas de construção de aplicação, pelo contrario, predominam modelos educativos racionalistas e comportamentalistas, conforme Carvalho (2010, p.24).

  Ao refletir sobre as proposta políticas pedagógicas, percebe-se a dificuldade de formar e tornar um currículo adaptado pela falta de debates dentro e fora da escola, pelas imposições colocadas seja pelas leis e pelas escolas ao querer rotular e desvalorizar os alunos e impondo barreiras para aprendizagem.

Compreende-se a escola um espaço inclusivo, a partir do momento em que há articulações entre políticas publica que garantem os cidadãos o exercício de seu direito a educação.


3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

        A escola representa um local privilegiado por se tratar de um espaço no qual se promove a diversidade, visto que é um lugar de discussão, promoção e reflexão sobre as diferenças. Por isso, ocupa espaço importante no processo de educação e socialização das novas gerações. Neste contexto, representa também local privilegiado de inclusão de deficientes. Por isso a luta e o esforço de inúmeros pensadores, educadores e políticos na construção de uma escola para todos, aberta a diversidade e inclusiva de pessoas com deficiência tem crescido nos últimos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com