TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Rugby na Escola

Por:   •  4/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 3]


SUMÁRIO

1 – Introdução.................................................................................... 03

2 – Justificativa.................................................................................. 03

3 – Objetivos...................................................................................... 04

4 - Procedimentos Metodológicos .................................................... 05

        4.1 – Conteúdos ....................................................................... 05

5 – Avaliação .................................................................................... 08

6 – Referências bibliográficas .......................................................... 08

- ANEXO 1 ....................................................................................... 09

- ANEXO 2 ....................................................................................... 11


Projeto:

“Vamos jogar Rugby?” Introdução da modalidade na escola e adaptações para viabilização de sua prática.

  1. Introdução:

O Rugby surgiu em meados do século XIX nas escolas públicas do sistema de Educação Básica da Inglaterra, e era considerado um esporte coletivo de intenso contato físico. Atualmente é um dos esportes coletivo mais praticado mundialmente e também um dos mias assistido nos países europeus e nas ex-colônias britânicas, bem como tem o terceiro maior evento esportivo, atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.

No Brasil, o Rugby chegou ao final século XIX e princípio do século XX, onde a disseminação do futebol era dominante. Entretanto, a dispersão do Rugby entre as elites locais não ficou muito distante daquela apresentada pelo futebol. Tanto que o primeiro time de Rugby, o São Paulo Athletic Club, foi idealizado por Charles Miller, o mesmo que organizou o primeiro time de futebol do Brasil.

Os sistemas de jogo no Rugby levam em conta sua organização estratégica e também as características culturais e antropológicas das equipes, por exemplo, os jogadores da Nova Zelândia (conhecidos como “all blacks”) e de outros países da Oceânia, que incorporaram uma celebração aborígine da tribo Maori na preparação para as partidas, a Haka. 

2 – Justificativa:

O contato e a vivência com modalidades populares em outros países faz parte do Currículo Oficial do Estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física, sendo Rugby uma das sugestões de trabalho para o tema Esporte no terceiro bimestre da 1ª série do Ensino Médio, com ênfase na análise das táticas e sua importância no desempenho esportivo, tornando-os assim, capazes de apreciar o esporte espetáculo de maneira mais qualificada.

Mesmo sendo um esporte muito apreciado na Europa e Oceania, o Rugby ainda é pouco divulgado pelas grandes mídias em nosso país e tem como filosofia básica a lealdade, o respeito aos companheiros e adversários, autocontrole, tolerância, perseverança, empenho pessoal e o mais importante trabalho em equipe, ou seja, comprometimento com os objetivos comuns acima da individualidade, motivos que reforçam a importância da escola tornar possível o contato do aluno com essa modalidade.  

O Rugby é um esporte coletivo praticado em campo gramado, conhecido por ser de extrema interação física e apresenta grandes semelhanças com o futebol. O objeto usado para a prática de Rugby é uma bola oval, porém, também é importante que os jogadres usem equipamentos de segurança, tais como chuteiras, ombreiras, boqueiras e capacetes denominados scrum caps. Normalmente, as equipes de rugby apresentam 15 jogadores em campo e 7 jogadores reserva. Um dos eventos de maiores âmbitos do esporte em questão é a Copa do Mundo de Rugby e o objetivo principal do jogo é a marcação de pontos, que consiste em levar a bola até determinada área do campo adversário, atrás da chamada linha do gol, e tocá-la no chão.

Tendo o presente projeto como público alvo alunos da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio, serão realizadas adaptações para sua prática nas quadras poliesportivas, tais como, o contato físico, alvo, tamanho do campo/quadra, entre outros que se fizerem necessários.

3 – Objetivos:

  • Identificar as principais características do Rugby por meio de vivências práticas, bem como compreender as regras básicas da modalidade.
  • Comparar e analisar jogos de Rugby assistidos pela TV/internet ou mesmo em filmes de que abordem essa modalidade, com as vivências e jogos praticados durante o projeto.
  • Beneficiar na formação sociocultural dos jovens e adolescentes pertencentes à comunidade escolar.
  • Contribuição aos planos sócio formativos da escola;
  • Desenvolver a autoestima dos adolescentes através do aprimoramento das suas qualidades físicas e estímulo ao autoconhecimento;
  • Melhor aproveitamento do tempo livre dos adolescentes e pré-adolescentes da comunidade, afastando-as de males como: drogas, álcool e tabagismo;
  • Propiciar uma opção saudável de esporte e lazer para os adolescentes e pré-adolescentes;
  • Transmitir aos mesmos valores como; amizade, colaboração, comprometimento, determinação, espírito de equipe, honestidade, humildade, integração, perseverança, resiliência, respeito e responsabilidade.

4  Procedimentos metodológicos:

Dentro das metodologias de trabalho a serem empregadas considerar-se-á os aspectos técnicos do Rugby: os fundamentos do jogo, as situações decorrentes da utilização desses fundamentos e os exercícios elaborados para a aprendizagem e o treinamento dos fundamentos e das situações. Ressaltando que, os fundamentos representam o conjunto de movimentos e gestos do Rugby, sendo sua correta execução uma condição primordial para que o aluno possa praticar o desporto, mas nunca evidenciando o erro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (350.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com