TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prática Futebol

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 5

Aula para aperfeiçoar o cabeceio nas cobranças de escanteios e cruzamentos

Amilton José Linhares Filho

Florianópolis

2016

Aula para aperfeiçoar o cabeceio nas cobranças de escanteios e cruzamentos

Trabalho apresentado a Disciplina de Esportes Coletivos: Futebol e voleibol, Prof. Marcel Frezza Pisa, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Florianópolis

2016

Para elaboração do plano de aula, escolhi o futebol pois tenho mais contato real com este esporte. A aula será do gênero masculino com a faixa etária dos alunos entre 15 e 18 anos, turmas fechadas para no máximo 20 alunos e os exercícios serão realizados no campo de futebol suíço e terá como objetivo o aperfeiçoamento de cabeceio dos jogadores nas cobranças de escanteio e cruzamentos.

A aula se dará no período de 90 minutos que já se identificarão com o tempo normal de uma partida de futebol. Os materiais utilizados na aula serão cones no estilo chapéu chinês, tornozeleiras, bolas e os próprios alunos.

1. Aquecimento

Como aquecimento inicial os alunos iniciarão com uma corrida leve (trotando) ao redor do campo para que o corpo comece a aquecer e entender que farão exercícios físicos. Serão dez minutos de corrida.

Após a corrida os alunos ficarão em círculo no meio do campo e um dos alunos ficara no meio deste círculo formado pelos alunos. Uma bola será utilizada para que os alunos troquem passes entre si e o aluno que está no meio terá que capturar esta bola ou interceptar os passes entre os demais alunos. Sendo concluído o objetivo de capturar a bola ou interceptar o passe os alunos trocam de posições, o que errou vai para o meio e o que interceptou toma a posição do aluno que errou, o chamado popularmente como “bobinho”. Serão 15 minutos deste aquecimento.

Outro aquecimento que será feito é a continuidade do exercício acima porem aquele que interceptar ou capturar a bola não trocara de posição com o colega e sim chamara o aluno que errou para ajudá-lo a capturar a bola dos demais alunos, dificultando o processo de passe entre os demais e acelerando a movimentação de todos. Serão 15 minutos deste aquecimento.

Após terminarem o aquecimento os alunos terão cinco minutos para tomar agua ou ir ao banheiro pois se iniciará a parte principal da aula que serão os exercícios específicos para o objetivo da aula.

2. Parte principal

2.1 Os alunos se disporão em duplas e com uma distância de uns quatro metros entre um e outro, um dos alunos lançara a bola com as mãos em direção um pouco acima da cabeça do outro aluno que terá que pular com um tornozeleira de um quilo em cada perna e cabecear a bola em direção ao aluno que o projetou. Serão executados vinte cabeceios de cada aluno. Estes deverão estar parados sem se movimentaram muito. O objetivo é de exercitar o pulo e acertar o cabeceio com o tempo da bola.

2.2 Continuando em duplas agora com um dos alunos deitados e os joelhos flexionados,  um de frente para o outro com uma distância relativamente pequena entre os dois, o aluno que está em pé projetará a bola na direção do outro que está deitado, este terá que erguer o tronco e levar a cabeça em direção a bola para devolver o passe com um cabeceio. Serão executados vinte cabeceios de cada aluno.

2.3 Começaremos agora a trabalhar os cabeceios com movimentação. Será uma disputa entre quatro alunos, dois para cada lado. Em uma área pequena com um trave de futebol de salão em cada lado, demarcada no meio por cones estilo chapéu chinês atravessados de fora a fora para as duplas não invadam o campo do adversário, um jogador terá que laçar a bola com as mãos na direção da cabeça do seu parceiro, este terá que retornar com um passe de cabeça para o mesmo que o lançou que terá que cabecear em direção ao gol do adversário. O restante dos alunos ficarão em duplas esperando o fim do jogo que se dará assim que a primeira dupla atingir o placar de dois gols.

2.4 Em duas filas, uma no meio do campo e a outra na lateral direita do campo, o primeiro aluno da fila do meio tocara a bola em linha de fundo para o outro aluno que estiver em primeiro na fila da lateral direita do campo. O aluno da lateral direita do campo terá que corre até alcançar o passe e cruzar a bola e direção ao aluno que entrará correndo na área do goleiro para cabecear a bola e tentar finalizar com um gol. Após terminar os cruzamentos do lado direito, serão executados os cruzamentos do lado esquerdo conforme haviam feito. O exercício se dará por completo assim que cada aluno cabecear a bola por cinco tentativas de finalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com