TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PRATICA FUTEBOL

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A Evolução do Futebol e seus Aspectos Pedagógicos.

ALEX MANOEL SOUSA MATOS

Trabalho apresentado no curso de Educação Física do Centro Universitário Claretiano como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota de pratica da disciplina Futebol, sob a orientação do professor Luís Fernando Correia.

Feira de Santana

Maio de 2012

Podemos dizer que desde os mais remotos tempos o homem e a sua sociedade sempre praticaram jogos, ou para se divertirem entre a comunidade, ou como ritual religioso. Essas práticas são aspectos das mais variadas culturas ao redor de todo o mundo. Podemos dizer então que o Futebol nasceu daí. Porém esses jogos não tinham um nome definido e variavam de regiões e regiões da Inglaterra, da Europa e do Mundo. Podemos dizer que, na Inglaterra, berço do Futebol moderno, esses jogos eram praticados pelas camadas populares, que vinham praticando essas atividades culturais há várias gerações.

Talvez elas não fossem iguais ao Futebol, mas tinham um objetivo cultural de diversão e ligamento entre os membros da comunidade. Como sabemos a aristocracia não praticava tais jogos, pois provavelmente os achavam como atos de barbárie, praticados por pessoas sem cultura, além de serem muito violentos. A aristocracia preferia praticar outros jogos, como a equitação, a caça e a esgrima. Esses jogos eram chamados, na Inglaterra do século XVIII e XIX de esportes, e os esportes que conhecemos hoje (ou algo parecido com eles) eram chamados de passatempo.

Esses jogos populares, no século XIX, começaram a ser praticados, em seus horários livres, pelos alunos das escolas da aristocracia e da alta burguesia inglesa. Os diretores das escolas tentaram proibir a pratica dessas atividades, devido ao fato delas serem populares. Como a repressão a esses jogos não deu muito certo, as questões tiveram que ser resolvidas de outra forma. Já que não parariam de ser praticada a melhor maneira era de que tais jogos fossem regulamentados. Daí começou a surgir as regras nesses jogos, criando-se assim as regras do Football.

Ao conversar com as pessoas de uma faixa etária entre os 40 a 70 anos eles foram unanimes em dizer que o futebol moderno difere em muito do futebol praticado na época de seu surgimento. Antes da modernização o futebol era tido como uma competição saudável, onde se desenvolvia o futebol arte e criativo. Assistir aos jogos encantava aos olhos do publico, pois os jogadores eram capazes de desenvolver completamente suas habilidades, improvisavam e faziam jogadas, às vezes impossíveis de serem realizadas, tornando-se a principal característica do futebol arte.

Já as pessoas que possuem a faixa etária de 10 a 30 anos apontam que o futebol passou por uma grande transformação, onde se iniciou uma padronização desse esporte. Uma das principais rupturas entre o futebol arte e o moderno passava pela questão da cientificidade na sua forma de jogar, representada pelos modelos de jogos padronizados, metodicamente organizados e principalmente na ênfase dada aos processos científicos direcionados ao aumento da força física dos jogadores.

A modernização do futebol coloca como imposição a formação de um novo jogador capaz de atender as exigências de um novo futebol, cabendo a ciência um papel decisivo para obtenção deste objetivo. Inserido no mundo dos negócios, o futebol está naturalmente inserido num contexto capitalista, em que a estrutura deste sistema esta amparada na mercadoria, seu produto básico. O futebol transforma-se em mercadoria, um reflexo que se estende também aos próprios jogadores de futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com