TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador

Por:   •  3/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

[pic 2]

[pic 3]

EDUARDO SANTOS ARAGÃO

LEUNAM LIMA DE SANTANA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS

[pic 4][pic 5]

Campo Grande, 30 de março de 2016


[pic 6]

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

[pic 7]

[pic 8]

EDUARDO SANTOS ARAGÃO

LEUNAM LIMA DE SANTANA SILVA

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS

Projeto de Pesquisa do Curso de Educação Física - Licenciatura da Faculdade UNIGRAN CAPITAL, apresentado ao professor de TCC e ao professor orientador para fins de avaliação parcial da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso e realização da pesquisa bibliográfica e de campo que culminará (ão) na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso em forma de artigo científico.

[pic 9][pic 10]

Campo Grande, 30 de março de 2016

SUMÁRIO

1        Introdução        

1.1Contextualização        

1.2Pergunta-problema        

2        Justificativa        

3        Objetivos        

3.1Objetivo Geral        

3.2Objetivo Específico        

4        Hipótese(s)        

5        Fundamentação teórica (ou Revisão de Literatura)        

6        Metodologia        

6.1 Tipo da Pesquisa        

6.2 Participantes da Pesquisa        

6.3 Local da Pesquisa        

6.4 Instrumentos da Pesquisa        

6.5 Analise de Dados        

7        Cronograma        

8        Referências        


  1. Introdução

1.1      Contextualização

Este estudo aborda o tema a importância do lúdico no aprendizado da criança de 04 e 05 anos. O lúdico no processo educacional da criança, com a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino, permite que a mesma desenvolva seus próprios gestos expressivos, contribuindo para o convívio com a sociedade.

A ludicidade é uma boa forma de promover a aprendizagem da criança, na educação infantil, pois o lúdico permite que a criança se desenvolva integralmente e tenha uma visão geral do mundo. O lúdico contribui para a melhoria do ensino, proporcionando descobertas e criatividades à criança, estimulando sua sensibilidade visual, valorizando sua cultura popular, desenvolvendo habilidades exercidas por sua imaginação. Relata, de Almeida (2008) que o lúdico “vai além do prazer proporcionado pelos intensos momentos de alegria, chegando a auxiliar em curas psicoterápicas”.

A educação infantil tem o intuito de educar sem foco na alfabetização e, sim de promover algumas capacidades, que servirá para a interação com outras crianças, adultos e conhecimento próprio.

            De acordo com Mattos (2008), “cabe especial atenção para a observação atenta não só dos aspectos cognitivos, afetivo social e psicomotores do educando, como também do patrimônio cultural ao qual ele tem acesso como ponto de partida para elaboração de uma proposta de atividade”.

A partir do movimento que a educação física proporciona a criança, com intenções educacionais, partindo para uma perspectiva de educar através da diversão, buscando uma ideia de construtivismo da criança influenciando no desenvolvimento sócio afetivo e motor, ensinando a conviver com regras, vitórias e derrotas.

Mattos (2008) relata que, “nesta perspectiva a aprendizagem e sempre ativa, ocorre na ação do sujeito que aprende sobre os conhecimentos novos e nesta ação, mobiliza os saberes que possui sobre o que à para ser conhecido”.

1.2      Pergunta-problema

De que forma o professor de educação física utiliza o lúdico na escola para o aprendizado da criança?


  1. Justificativa

Este estudo justifica-se partindo de uma análise mais ampla do lúdico na aprendizagem da criança, visando sua contribuição e colaboração no desenvolvimento social, afetivo e emocional, sobre os domínios psicomotor, cognitivo e afetivo.

Através dos jogos e brincadeiras, pretende-se pesquisar o que o mesmo proporciona para esse aprendizado é sabido que, através do lúdico, a criança cria conhecimento que entre ela e o mundo existem os outros, e para convivência social precisa aprender a obedecer a determinadas regras e ter certos comportamentos dessa forma ela aprendera que para atingir alguns objetivos será preciso cooperação ou companheirismo.

Pode-se dizer que o momento de interação da criança com o mundo, cresce a partir da educação infantil, então por meio de um planejamento adequado, visa a ludicidade como base de ensino, com intuito de interagir a criança na sociedade.

 Entende-se que a fase de diversões e brincadeiras é primordial durante a infância, e por meio dessas brincadeiras a criança irá se socializar e aprender a conviver com próximo, se satisfazer e desenvolver suas necessidades pessoais. Assim apostamos no lúdico como base para educar e interagir a criança, pois a brincadeira e algo indispensável na educação infantil.

É de grande importância que a criança aprenda com alegria, evitando que ela tenha especializações precoces que acarretaram em seu futuro, levando a desistência da prática de esporte e, até mesmo interferir no futuro promissor em uma determinada área de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com