TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoçao de saude na escola

Por:   •  18/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Instituto de Educação

Programa de Pós-graduação em Educação Física Escolar

Seminário Integrador – Bloco III

Promoção de saúde na escola – A ginástica geral como forma de lazer e prática de atividade física

Camila Ferreira de Castro Cerezer

Rio Grande, maio de 2014.

Introdução e Justificativa

Os estudos e projetos envolvendo os espaços escolares tem buscado problematizar cada vez mais questões envolvendo temas contemporâneos, e a promoção de saúde vem ganhando espaço pois a escola se apresenta como um local de demasiada importância no que tange a formação do sujeito, de seus hábitos. Devido a essa potencialidade que o espaço traz, políticas têm sido criadas e pode-se citar como exemplo o Programa Saúde na Escola (PSE), que objetiva ampliar as ações especificas de saúde aos alunos da rede publica de ensino (Brasil, 2008).

No contexto da escola, a aula de Educação Física tem sido apontada como um espaço efetivo para o aumento dos níveis de atividade física (Kopp, 2014), que pode e deve ser utilizado para tal, mas sem esquecer-se de outros aspectos importantes a serem trabalhados como o quesito de prática corporal enquanto prática de lazer.

Dessa maneira, esse projeto vem propor uma prática baseada na aptidão física e prática corporal de forma sincrônica, para uma turma de ensino fundamental anos finais, através da prática de ginástica geral nas aulas de educação física, buscando ampliar o repertório de atividades corporais dos alunos para que eles tenham a possibilidade de escolher uma atividade física que proporcione lazer, bem estar, condicionamento físico e saúde.

Objetivo

Esse projeto objetiva promover a ginástica geral dentro do espaço escolar, especificamente nas aulas de educação física, para uma turma dos anos finais do ensino fundamental, buscando enfatizar tanto a importância do condicionamento físico, quanto do lazer para promover a saúde e bem estar do aluno.

Metodologia

De acordo com o Coletivo de Autores, a ginástica pode ser entendida como “uma forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças”. São ações com significado cultural e entrando mais especificamente no conteúdo ginástica geral, a prática exige dos alunos certo esforço físico e sua prática pode trazer uma melhora no condicionamento do aluno. Segundo Stadnik (2006) a ginástica geral também oferece atividades para todos os grupos “tratando-se principalmente de programas gímnicos com e sem aparelhos, colocando acento sobre as características e tradições nacionais e culturais”.

A prática será inserida nas aulas de educação física de forma gradual, incialmente com movimentos demonstrados pela professora. Ocorrendo uma maior intimidade dos alunos com o conteúdo, será feita a proposta de um festival de ginástica, em que os mesmos irão formar grupos para montar uma sequencia coreográfica de ginástica geral, que será apresentada para eles mesmos. O projeto será inserido dentro das aulas de educação física, e terá duração de 4 semanas.

        Ao longo da prática, um diálogo será estabelecido com os alunos, a fim de buscar estimulá-los a entender a importância de se praticar atividade física para a saúde, mas além de tudo, a importância do aluno encontrar uma prática que ele sinta prazer em realizar. Cabe salientar que esse movimento será feito de forma sincrônica com a prática realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com