TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SAÚDE ESCOLA CRIANÇAS COM ATRASO DNPM E VULNERABILIDADE

Por:   •  18/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO SAÚDE ESCOLA

CRIANÇAS COM ATRASO DNPM E VULNERABILIDADE

                    Desde primeiro semestre de 2016, até o momento, avaliamos as crianças de quatro CEIs do território da UBS Marasca: CEI Educar, CEI Hugrat’s “Os anjinhos”, CEI Monumento e CEI Ipiranga e 01 EMEI, Delfino Azevedo.

                    Constatamos que as crianças que apresentam atraso de DNPM (Desenvolvimento Neuropsicomotor) estão realizando acompanhamento em serviços especializados (público ou privado). Realizamos encontros com estas famílias com o objetivo de pesquisar os caminhos percorridos (histórico, diagnóstico e encaminhamentos) e para oferecer os recursos de atendimento que dispomos.

                    O outro segmento encontrado foi o de crianças que só utilizam os serviços de emergência no SUS e não realizam acompanhamento regular em pediatria e puericultura. Orientamos estas famílias a respeito da importância deste seguimento e fomos informados que muitos o realizam na rede privada (planos de saúde privados). Oferecemos os atendimentos desta UBS.

                    Realizamos trabalho de orientação para a equipe pedagógica em relação às queixas e encaminhamentos pertinentes a saúde, bem como do funcionamento do fluxo de atendimento da UBS e do SUS, e dos serviços e atendimentos disponíveis.

                     Não identificamos crianças portadoras de necessidades especiais sem acompanhamento especializado. Supomos que isso se deva ao fato de que no ato da matrícula todas as famílias são obrigadas a preencher uma ficha do histórico de saúde da criança e trazer laudo médico, com CID, caso relatem alguma questão de saúde, para que sejam incluídos no sistema da Secretaria de Educação, nos casos de necessidade de cuidados e atenção especializada.

                     Entendemos que a parceria entre Saúde e Educação é muito importante, pois permite a construção de um entendimento multiprofissional das questões do DNPM dentro do ambiente escolar; da promoção da saúde; da identificação e encaminhamentos das questões de saúde, favorecendo a intervenção precoce e o desenvolvimento do potencial das crianças em questão.

                     

                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (789.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com