TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta pedagógica capacidade espaço temporal

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

ISADORA CAMILA MARQUES

JACQUELINE FERNANDA JIRARDI DO AMARAL

JORGE LUIZ DE SOUZA BATISTA

LARISSA EMERICH

LUCCAS DE OLIVEIRA COMANDULLI

RAFAELA DE ASSUNÇÃO

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Exercícios da capacidade coordenativa de orientação espaço - temporal

CURITIBA

2017

As capacidades coordenativas são determinadas pelos processos de organização, controle e regulação do movimento. Elas permitem que uma pessoa domine as suas ações motoras, tanto em situações previsíveis como imprevisíveis.

Neste trabalho, serão abordados dois exercícios pedagógicos relacionados à capacidade coordenativa de orientação espaço - temporal.

Esta capacidade refere-se a uma pessoa qualquer em perceber o ambiente ao seu redor, as modificações espaciais à medida que o movimento ocorre e como elas intervêm na execução dos seus movimentos, adaptando-se assim para atingir o objetivo. Todas as alterações e adaptações que ocorrem no meio ambiente e nos indivíduos passam, antes de tudo, pela adaptação ao tempo e ao espaço.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

EXERCÍCIO 1

O QUE TRABALHA: Esta atividade trabalha a relação de espaço e tempo.

PÚBLICO ALVO E SITUAÇÕES: crianças e adolescentes, atletas de diversos esportes (basquete, futebol, karate, rúgbi, etc.). No dia a dia, utiliza-se ao pensar em desviar de pessoas em multidões, mudanças de direção, sentido e ritmo para atravessar a rua, chegar a um local pré-determinado, entre outros.

MATERIAL UTILIZADO: apenas as pessoas envolvidas no exercício

EXERCÍCIO BASE: Após dividir as pessoas em 2 grupos, colocar ambos em colunas, voltados um de frente para o outro. Um dos grupos deve tomar certa distância entre as pessoas (aproximadamente um braço), dando espaço o suficiente para que alguém possa passar entre elas.

[pic 1]

Ao comando, as pessoas da primeira coluna devem passar entre as demais de modo a fazer o movimento de “zigue zague” entre elas.

[pic 2][pic 3]

Este exercício pode ser realizado de forma preparatória para os demais quando trabalhado com crianças pequenas.

EXERCÍCIO 2: PROGRESSÃO

Ao trabalhar a progressão, tem-se um aumento da complexidade das pessoas que antes estavam paradas. Assim, além de trabalhar a capacidade de reação das pessoas, trabalha-se a sua capacidade de adaptação frente ao novo ambiente, mais aberto, bem como a sua consciência espaço-temporal. As pessoas que antes estavam paradas começam a trabalhar a sua capacidade de ritmo.

Neste exercício as pessoas que antes estavam paradas vão correr na sua linha (perpendicularmente a quem está atravessando a coluna) em um ritmo constante.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (767.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com