TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observação

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Carlos Victor dos Santos Teixeira  - 02410026544

Felipe de Assis Pereira - 02410026705

Michael Correia de Carvalho  - 02410026295

Vinicius de Sá Rodrigues  - 02410026099

Projeto Pedagógico de Integração

Prática de ensino: Relato de Observação (Trabalho 01)

Águas Claras

2015

  • Conceito de Observação: Observação, em seu sentido amplo, é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de aspectos da realidade. Exerce papel importante no contexto da descoberta. Obriga o investigador a um contato direto com a realidade estudada
  • Tipos de Observação: Os tipos de observação são: assistemática, sistemática, não participante, participante, em equipe, na vida real, em laboratório.
  • Pluralidade Cultural: Pluralidade cultural é a existência de várias culturas. Pode ser a pluralidade de religiões, de nacionalidades, ou de cor, por exemplo. A pluralidade cultural é muito presente em nosso dia-a-dia, inevitável e cheia de graça.
  • Conceito de Projeto: Projeto é um termo que deriva do latim “projectu”, que significa “lançar para diante”. Em português, caracteriza-se como um dos possíveis resultados de um processo de planejamento. Definição de projeto, em linhas gerais, começa como uma espécie de visão ou algum tipo de ideia. Um individuo, uma empresa, uma organização governamental que deseja criar alguma coisa, um resultado final para um projeto desejado.
  • Passos de um projeto: Elaborar um projeto de trabalho é planejar um caminho de desenvolvimento de atividades de forma clara, organizada, detalhada, rigorosa, incluindo, entre outras coisas, a escolha da bibliografia, dos métodos e técnicas, dos recursos, prazos etc.

Localização: Escolhemos uma área que fica a cerca de 2 kilômetros da faculdade Uniplan, localizada em Lote S/N Quadra 204, Praça Pardal, 1 - Águas Claras, Brasília, DF.

O endereço acima corresponde ao de uma escola primária com o nome de “Escola Atual”, sendo esta o segundo ambiente educativo escolar primário dentro de um raio de 2 kilômetros a partir do mesmo endereço. A escola é de porte médio, com capacidade para cerca de 300 alunos estudando no mesmo período. É composta por 12 salas de aula, sendo oito destas voltadas para o ensino fundamental e quatro para ensino infantil. A escola é também composta por uma biblioteca e por uma sala de informática e sala de artes, bem como por uma quadra poliesportiva coberta e refeitório. No bloco infantil da escola há também um parquinho para os pequeninos, com seis brinquedos ao todo. Podemos observar muitos brinquedos na brinquedoteca ao ar livre, balanços, gangorras e outras mesinhas e cadeirinhas e muitos livros de histórias.

Com relação às salas de aula, é possível perceber que estão bem adaptadas para o ensino, tantos as de ensino infantil como fundamental. Em todas as salas é possível notar que instrumentos de estudo, tais como cadeiras, carteiras e lousas, encontram-se em plenas condições de uso. O laboratório também possui equipamento de última geração em perfeito estado. Sala de Artes, Laboratório de ciências e cantinho da soneca fazem o diferencial dessa escola como pode ser observado, pois contam com uma infraestrutura organizada e adaptada para as crianças. A escola também oferece muitas atividades, como aulas dança, música, futsal, judô, natação, e xadrez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com