TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas – BNCC e a Arte de Educar

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Aluno:

Paola Cristina da Silva Campos

RA:

 3498440902

Curso:

Formação pedagogica em Educação Física

MODELO DO PLANO DE AULA:[pic 2][pic 3]

Estudante, para a entrega desta Atividade Prática, siga as instruções e preencha o quadro a seguir, que consiste em um modelo de Plano de Aula. Nenhum dos itens deve ser excluído ou ficar sem preenchimento.

Plano de Aula

Componente curricular:

Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

Unidade temática:

Brincadeiras e jogos

Objeto do conhecimento:

Desenvolver nos alunos a  trabalhar em grupo, fazendo com que eles assimilem com a convivência na sociedade, buscando ajudar uns aos outros. Proporcionar o maior conhecimento e descontração entre todos

Habilidade(s):

(EF08HI27)

(EF08HI22)

Tema da aula:

Conhecendo a si

Turma:

1003

Duração:

3 aulas 50 min cada

Objetivo(s):

Vivenciar meios para a prática de atividades físicas.

Competências:

O objetivo deste trabalho é a aplicação dos Jogos Cooperativos na tentativa de amenizar a violência: verbal, simbólica ou física no ambiente escolar e nas aulas de Educação Física. Será realizado em seis etapas, as quais são constituídas de: entrega e preenchimento de questionário para diagnóstico, desenhos e figuras das situações percebidas pelos alunos ou apresentadas pelo professor, atividades com textos, reportagens, vídeos e relatos sobre violência com discussões e reflexões em grupos. As atividades cooperativas serão trabalhadas no Conteúdo Estruturante Jogos e Brincadeiras, almejando o respeito, solidariedade, gentileza, companheirismo, valorização do outro e de si mesmo. Os alunos poderão reestruturar atividades, regras e jogos com finalidades cooperativas, valorizando o jogar com outro e não contra o outro, assim como reconhecer as qualidades e as semelhanças existentes entre si.democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Conteúdo programático:

Aula 1 – Conhecendo a realidade 2 – Auto conhecimento  – aula expositiva Aula 3 – Aula Prática

Metodologia:

Ao sinal do professor, todos devem procurar preencher sua cartela de maneira mais rápido possível. Quem preencher primeiro grita bem alto uma palavra a ser combinada antecipadamente (por exemplo, o seu nome, da escola ou da disciplina, uma cor, fruta, palavra cooperação, valores, qualidades... etc.). Todos conferem se está certo e com isso divulgam informações deles mesmos, para eles. Para finalizar abrir para compartilhar sensações, ideias, etc

Recursos didáticos:

Datashow, quadra, papel.

Resultados de aprendizagem:

Perceber que aquilo que o influencia não é o acontecimento isolado, mas, sim, a maneira como ele interpreta as situações que vive.

Critérios de avaliação:

A avaliação será a partir da participação dos alunos nas atividades.

Referências:.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023. LEAO, G.; DAYRELL, J. T.; REIS, J. B. dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, dez. 2011. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?scrit=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 jan. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com